one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Hilda Hilst é homenageada em exposição na capital paulista

Criado em 01/03/15 12h54 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Daniel Mello Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Ocupação Hilda Hilst apresenta a trajetória de vida e artística da escritora, poeta e dramaturga em uma exposição aberta ontem (28) no Itau Cultural, na Avenida Paulista, região central da capital. São manuscritos, anotações cotidianas, fotos e vídeos com registros da artista declamando as próprias obras. A cenografia é baseada na Casa Sol, em Campinas, onde Hilda viveu por 38 anos, até a morte em 2004.

Por isso, não são usados para compor o espaço materiais sintéticos, como plásticos e acrílicos. A preferência é pela matéria crua, o linho, couro, minerais e madeira para montar o assoalho. As cores são ocre e rosadas, sob iluminação baixa. Também há a reprodução da figueira, árvore símbolo da casa, que era tanto um retiro quanto local para receber amigos e artistas.

Para Luisa Destri, doutoranda em literatura da Universidade de São Paulo (USP), a mudança da capital paulista para o interior também é uma forma da literatura interferir na vida da autora. Ela subvertia a expectativa que a obra é reflexo das experiências pessoais, transformando a vida por influência do trabalho.

“Observa-se o progressivo desenvolvimento de uma estratégia: as aparições públicas da autora, cuja figura se aproxima constantemente de suas personagens, aos poucos tornam-se parte integrante de seu projeto literário”, analisa Luisa em texto elaborado para a mostra.

Segundo a pesquisadora, a mudança de Hilda se assemelha ao retiro em um mosteiro. Apoiada em entrevistas da autora à época, Luisa compara a dedicação da escritora à literatura aos votos religiosos. “O retrato de Hilda como sacerdotisa da literatura articula-se ao seu processo criativo”, ressalta a pesquisadora, responsável pela organização de uma das antologias da artista e coautora do livro Por que ler Hilda Hilst? .

Também estudioso da obra da artista e doutorando em literatura na USP, Ronnie Cardoso enfatiza o diálogo de Hilda com a música e as artes plásticas. “Não é por outra razão que seus versos tenham inspirado uma série de compositores – tanto eruditos, como Gilberto Mendes e José Antônio de Almeida Prado, quanto populares, como Adoniran Barbosa e Zeca Baleiro”.

“Não é difícil perceber a sofisticação harmônica que pontua sua construção lírica, o que torna ainda mais significativo alguns de seus livros e vários de seus poemas serem intitulados por meio de terminologia musical”, acrescenta ao citar os poemas Balada de Alzira, Balada do Festival e Sete Cantos, do Poeta para o Anjo.

Em suas personagens, imersos em tramas heterodoxas, com luxúria e incesto, Cardoso acredita que Hilda explorava o âmago das dúvidas e dores existenciais comuns a toda humanidade. “De certo modo, compartilhamos com elas das mesmas dúvidas em relação à finitude da vida. Levantamos questões similares diante de um Deus, como pensa Hilda, cego, surdo, mudo e ausente. Experimentamos igual devoção amorosa. Emparelhamo-nos em vista de idêntico desamparo. Talvez, com menos arrogância e altivez, reconheceríamos que elas habitam em nós mesmos”, disse.

A mostra fica em cartaz até o dia 21 de abril, aniversário de morte da artista.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário