one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parque Alemão e Rio Criativo recebem Curso de Mediadores de Leitura

Criado em 28/03/15 09h46 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A Biblioteca do Parque Alemão, comunidade da zona norte do Rio, recebe, a partir de hoje (28), o Curso de Mediadores de Leitura, uma das ações do projeto de modernização de bibliotecas e das práticas de leitura, firmado em 2009 por meio de parceria entre o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura. O curso vem sendo promovido pela Superintendência da Leitura e do Conhecimento da secretaria desde o início deste mês em diferentes locais da região metropolitana e da capital fluminense.

Com cinco dias de duração, em um total de 26 horas, as aulas são ministradas por profissionais ligados ao Instituto Tear, sob a coordenação do Instituto Raízes da Tradição, e tem como objetivo informar e buscar o aprimoramento das práticas de mediação entre público, livro e leitura. Além da Biblioteca do Parque Alemão, a sede do espaço Rio Criativo, no centro da capital, também receberá o curso a partir do dia 6 de abril. Serão cinco aulas com um programa que se complementa a cada dia e inclui outras linguagens e ferramentas como a poesia, a música e elementos que contribuem para a prática da leitura. A cada aula, o curso abordará temas como memórias, contos de fadas, cordel, prosa e poesia. O público-alvo com quem os mediadores poderão trabalhar é o infantojuvenil, com idade a partir de 16 anos.

Podem participar do curso estudantes, professores, contadores de história e quem se interessa pela leitura. Diferentes linguagens, como mídias impressas, audiovisual ou radiofônica, serão utilizadas nas aulas como contribuição à reflexão e à prática de mediar processos de acesso, incentivo e informação de leitores. Entre os profissionais que ministram as aulas estão arte-educadores, pedagogos, artistas plásticos, musicoterapeutas e outros instrutores ligados à cultura e educação.

De acordo com a superintendente da Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Educação, Vera Schroeder, os cursos trabalham justamente os pontos que conectam o livro àquele sujeito que lê, ou que pouco lê, que conta histórias ou que narra sua vida em cantigas e cordéis. Ela explicou que, "inevitavelmente, a ampliação da capacidade de leituras e de narrativas se traduzirá na capacidade de leitura de mundos e na leitura de si. Essa capacidade de produzir subjetividades a partir da leitura é fundamental, servindo como resistência a formas de submissão política e cultural, ampliando liberdades".

As inscrições para participar do curso na Biblioteca Parque do Alemão e no Rio Criativo estão abertas e duram até que o quadro de vagas nesses locais estejam completos. Elas podem ser feitas pela internet.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário