one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Renato Russo

Imagem:

Compartilhar:

Renato Russo completaria 55 anos nesta sexta-feira

Criado em 27/03/15 09h55 e atualizado em 07/07/16 14h15
Por Portal EBC

“É tão estranho, os bons morrem jovens...” o hit “Love in The Afternoon”, composto por Renato Russo, descreve sua própria trajetória.

Renato Manfredini Júnior, mais conhecido pelo nome artístico Renato Russo nasceu em 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro. O cantor e compositor brasileiro, fundador e vocalista da banda de Pop Rock, Legião Urbana, completaria 55 anos nesta sexta-feira (27).

Até os seis anos de idade, Renato viveu no Rio de Janeiro com a família. Começou os estudos no Colégio Olavo Bilac, na ilha governador. Em 1967, se mudou para Nova York, nos Estados Unidos, retomando dois anos depois para o Rio de Janeiro. Em 1973, Renato se mudou para Brasília.

O carioca, que passou sua adolescência em Brasília, é considerado um dos mais importantes compositores do rock nacional. Suas canções ficaram conhecidas a partir de 1978 por meio de sua primeira banda, Aborto Elétrico, que durou quatro anos.

Depois, juntou-se a Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães e formou a banda Legião Urbana. Na nova banda, Renato Russo já tinha adquirido influências, do cantor Morrissey da banda The Smiths, e de Robert Smith, da banda The Cure. No ano de 1983, Dado Villa-Lobos assumiria a guitarra da banda.

Com um estilo musical mais próximo do pop rock a banda se popularizou e embalou uma geração com canções ora poéticas, ora contundentes como Eduardo e Mônica, Índios, Será, Que País é Esse, entre outros.

Renato Russo iniciou a carreira solo em 1993 e no ano seguinte lançou “The Stonewall Celebration Concert”, em seguida “Equilíbrio Distante”, interpretando canções italianas, e “O Último Solo”.

No dia 11 de outubro de 1996, Renato Russo faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência da AIDS.

*Colaborou Carol Lira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário