one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Site em homenagem a Elis Regina é lançado

Imagem:

Compartilhar:

Site oficial em homenagem a Elis Regina é lançado nesta terça-feira

Criado em 17/03/15 11h19 e atualizado em 17/03/15 14h38
Por Portal EBC*

Elis Regina completaria 70 anos nesta terça-feira, 17 de março. Falecida em 1982, Elis foi consagrada como uma das maiores cantoras brasileiras. Para manter a memória da cantora, um site oficial em homenagem a ela foi lançado nesta terça-feira, data que marca o 70º aniversário de seu nascimento. 

No site, está disponível todo o conteúdo da exposição Viva Elis, que foi levada a algumas cidades brasileiras em 2012, além de fotos, vídeos, depoimentos e o livro Viva Elis, biografia artística escrita por Allen Guimarães, que está disponível para download. 

Biografia

Elis Regina nasceu em 17 de março de 1945, em Porto Alegre. A cantora surgiu dos festivais de música na década de 1960 e lançou quatro discos, entre 1961 e 1963. O sucesso veio quando deixou o Rio Grande do Sul, em 1964 e, logo no ano seguinte, venceu o primeiro Festival de Música Popular Brasileira, interpretando "Arrastão", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes.  

Até o final dos anos 1960, participou de mais cinco festivais. Em 1967, ganhou o prêmio de melhor intérprete, com "O Cantador". Em 1968, venceu a primeira Bienal do Samba, com "Lapinha". Posteriormente, engajada politicamente, deu voz a músicas que se tornaram símbolos da luta contra o regime militar.

Por causa da vibração em palco, o poeta Vinícius de Morais apelidou Elis de "Pimentinha". Outro apelido da cantora era "Baixinha", justificado por sua altura, 1 metro e 54 centímetros. Elis também foi chamada de "Hélice Regina" devido sua forma de dançar girando os braços. Elis faleceu no dia 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos de idade. 

O Portal EBC, selecionou 17 curiosidades para que você saiba mais sobre a vida e carreira de Elis. Clique aqui para ler!

*Colaborou Carol Lira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário