one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manoel de Olliveira

Imagem:

Compartilhar:

Cineasta português Manoel de Oliveira morre aos 106 anos

Criado em 02/04/15 20h57 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Da Agência Brasil* Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O diretor de cinema Manoel de Oliveira morreu hoje (2), aos 106 anos, em sua casa, na cidade do Porto, em Portugal. O cineasta português sofreu uma parada cardíaca. Oliveira era considerado o mais antigo diretor de cinema em atividade no mundo.  O corpo está sendo velado em um convento de padres dominicanos da cidade e será sepultado amanhã (3).

Após o anúncio da morte, autoridades de Portugal e personalidades da área de cinema prestaram homenagens a Manoel de Oliveira. O presidente do pais, Cavaco Silva, declarou profundo pesar e decretou dois dias de luto em todo território português. Silva definiu o cineasta como "símbolo do cinema português" e um exemplo para as novas gerações.

O presidente honorário do Festival de Cannes, Gilles Jacob, também lamentou a perda de Oliveira e lembrou os trabalhos da época do cinema mudo. Em 2008, Jacob entregou o prêmio Palma de Ouro ao cineasta. "Passados cem anos, nos acostumamos com a idéia de que Manoel nunca desapareceria. Fica a obra, é certo, mas ficou claro que ele também seria eterno. O seu trabalho sempre imprevisível, o seu mistério de frescor, vitalidade, a sua modéstia lendária, e, de certa maneira, o fato de ser o último pioneiro", disse.

O último filme produzido pelo cineasta foi o curta-metragem O Velho do Restelo, uma Reflexão sobre a Humanidade. O filme foi lançado em dezembro do ano passado, em comemoração aos 106 anos de Oliveira.

* Com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário