one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tony Ramos em cena do filme Getúlio

Imagem:

Compartilhar:

Pela primeira vez, Brasil é destaque no Festival Internacional de Cinema de Pequim

Criado em 18/04/15 10h12 e atualizado em 18/04/15 10h25
Por Agência Lusa Edição:Portal EBC Fonte:Agência Lusa

O filme "Getúlio", de João Jardim, abriu na sexta-feira uma inédita Semana do Cinema Brasileiro em Pequim, que durante vários dias exibirá oito obras de outros tantos realizadores em diferentes salas da capital chinesa.

"É histórico: é a primeira vez que a China recebe cinema brasileiro no seu circuito comercial", destacou a produtora e curadora da Semana, Fernanda Bulhões.

Os oito filmes brasileiros, todos legendados em chinês, vão ser exibidos durante o 5º Festival Internacional de Cinema de Pequim, cujo júri tem a participação, também pela primeira vez, de um realizador do Brasil: Fernando Meirelles.

Estreados quase todos no último ano, os filmes selecionados pretendem "mostrar a diversidade do cinema brasileiro e as peculiaridades da cultura brasileira e não o estereótipo que todo o mundo conhece acerca do Brasil", disse Fernanda Bulhões.

Um dos filmes, com o título em inglês ("Love Film Festival"), foi parcialmente rodado em Portugal, sob a direção de três autores (Vinicius Coimbra, Juancho Cardona e Manuela Dias".

"Trinta", de Paulo Machline, "O Menino no Espelho", de Guilherme Fiuza Zenha, "O Ultimo Cine Drive-in", de Iberê Carvalho, "Quando eu era Vivo", de Marco Dutra, "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, e o mais aclamado filme de Fernando Meirelles, "Cidade de Deus", são os outros títulos do cartaz.

"Nos últimos dez anos começou um movimento de renascimento do cinema brasileiro. O mercado está começando a aceitar o cinema brasileiro", disse Meirelles numa conferência de imprensa em Pequim.

Segundo referiu o realizador, os filmes brasileiros já representam "15 a 20%" do mercado cinematográfico local, enquanto na década de 1980 a percentagem era de apenas "1 ou 2%".

Entre os quinze filmes selecionados para a secção competitiva do certame figuram a co-produção sino-francesa "Wolf Tottem", dirigida por Jean-Jacques Arnaud, e "The Taking of Tiger Moutain", do chinês Hank Tsui.

O júri é presidido pelo francês Luc Besson.

da Agência Lusa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário