one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Meninos angolanos

Imagem:

Compartilhar:

Dançar kuduro é esperança de estrelato e de uma vida melhor em Angola

Criado em 03/05/15 14h51 e atualizado em 07/07/16 14h35
Por Agência Lusa ®

Entre lixo amontoado em ruas de terra batida e água putrificada, no Sambizanga, na capital angolana, dançar kuduro corre no sangue, mas é agora também para os meninos do bairro uma esperança para o estrelato e para uma vida melhor.

Saiba mais sobre kuduro e a cultura angolana no blog da novela Windeck

"Eu digo que nasci para ser uma estrela. Isso é que me cativa, é que me faz ser um músico, feito no Sambizanga", conta à Lusa "Papai Kiala", menino de 17 anos, nascido e criado com a avó naquele bairro de Luanda, onde brincar - algo que acaba cedo - é na rua, entre garrafas de plástico, latas e um cheiro nauseabundo de lixo por recolher, não se sabe bem desde quando.

Este é considerado um dos berços do kuduro, dança e música urbana angolana, envolvendo por vezes letras de intervenção social, que nasceu em Luanda durante a guerra civil que assolou o país até 2002. Por aqui, no Sambizanga, multiplicam-se dançarinos, cantores e grupos.

A projeção crescente do estilo, muito à imagem do hip-hop, mas que já é imagem de marca de Angola, cria oportunidades para alguns e a ilusão para muitos.

"Nagrelha" e "Os Lambas" são apenas os mais recentes nomes que o bairro deu para o kuduro.

Na "rua do Mantorras", onde vivia o antigo futebolista do Benfica, de Portugal, as casas são de construção frágil, assentadas em blocos simples, sem água potável e só às vezes com eletricidade, nem que seja ‘puxada' do vizinho. É assim que vivem milhares de pessoas.

Por ali todos procuram o mesmo estrelato do futebolista ou de outros conhecidos kuduristas, e a fuga a uma vida com dois ou três dólares por dia. "Papai Kiala" compõe as letras, inspiradas nas dificuldades do dia-a-dia ou nas mulheres lá de casa, canta e dança e kuduro, enquanto insiste que será uma dessas estrelas, num dia não muito distante.

"Tenho o dom e tenho força", afirma, sem mostrar qualquer dúvida num rosto coberto de suor, após horas de ensaios nas ruas do Sambizanga, ele que é dançarino de kuduro desde os sete anos.

"Inspiro-me nas minhas irmãs, nas zungueiras [mulheres que vendem nas ruas], nos polícias, nos meninos de rua. E quero levar o meu kuduro a todo o mundo", garante, enquanto segura telefone celular que reproduz a batida que lhe serve de base à dança.

No Sambizanga, dança-se junto a uma improvisada parada de ônibus, no meio de uma poça de água parada que cobre toda a rua principal ou num armazém abandonado transformado numa espécie de salão de festas de kuduro. Crianças, de cuecas e descalças, correm e brincam pelo bairro, com uma alegria natural, alheia à realidade, por entre os primeiros passos na dança.

A tudo isto, e a gerações que se revezam no kuduro, assiste orgulhosa a "mamã" Josefa, com os seus 49 anos, que aparentam muitos mais. Leva quase três décadas no bairro e praticamente assistiu ao surgir desta cultura angolana que movimenta milhares de jovens.

Sentada, numa cadeira fora de casa, além da alegria contagiante, garante que esta é uma forma de os mais novos ficarem longe dos problemas, dos assaltos, da droga.

"Digo-lhes sempre para fugirem dos problemas, para brincarem, dançarem, e depois virem dormir. Quando há problemas, que fujam deles", atira Josefa Quienda, num sorriso aberto, sempre ladeada dos mais novos, os seus "filhos".

No bairro, os jovens kuduristas dividem-se por grupos, orientados pelos mais velhos.

Algo nervosa, Olga Francisco, a "mãe grande" do "staff Pombinhas", explica à Lusa que, hoje, mais do que uma dança, o kuduro é uma "cultura" do bairro. Mas também uma esperança de futuro.

"Ao mesmo tempo, é uma forma de travar a delinquência. E acho que tem resultado, a maior parte dos jovens já dança kuduro e não se mete noutros problemas", assume, durante um ensaio que reúne, como é hábito, jovens de todas as idades, entre coreografias quase psicodélicas que testam o olhar mais desprevenido.

"Sinto-me bem quando danço, é uma adrenalina muito grande", afirma Olga, que aos 36 anos lidera um grupo de dois kuduristas e doze dançarinos que se inspiram nos problemas da rua para as novas criações.

É que pelo Sambizaga, bem ou mal, todos dançam, cantam e sonham até com o estrelato. Mas sobretudo divertem-se, freneticamente, como se não houvesse amanhã.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário