one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ferreira Gullar

Imagem:

Compartilhar:

Imortal Ferreira Gullar será homenageado em feira literária no Rio de Janeiro

Criado em 16/05/15 15h34 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Alana Gandra Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

As atrações programadas para a Flist ocorrem até amanhã (17), no Parque das Ruínas, entre 10h e 18h. São mais de 80 atividades gratuitas, entre elas lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, saraus de poesia, apresentações de teatro e dança, exposições e mesas redondas.

Festa Literária de Santa Teresa acontece este final de semana (16 e 17 de maio) no Parque das Ruínas (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Aberta hoje, a Festa Literária de Santa Teresa será encerrada amanhaã com a homenagem a Ferreira GullarFernando Frazão/Agência Brasil

A sétima edição da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), no centro do Rio de Janeiro, foi aberta hoje (16) com uma série de atrações e homenagem especial ao poeta e imortal Ferreira Gullar. Diretora do Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), promotor do evento, Emília Fernandes informou que este ano a feira, que já virou tradição no bairro, também homenageará o ilustrador Roger Mello, único latino-americano premiado internacionalmente por ilustrações de livros infantojuvenis, e o Rio de Janeiro, que recentemente comemrous 450 anos de fundação.

Uma das mesas é composta por integrantes de outras festas literárias, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na Costa Verde do estado, e o Festival de Leitura de Mesquita (Flim), na Baixada Fluminense. “Queremos abraçar mais pessoas e divulgar a literatura de nossas vidas, porque isso só faz bem”, explicou Emília.

Escritores como Heloísa Seixas, Ney Lopes e Antonio Torres estão entre os mais de 100 convidados especiais da feira. Eles debaterão com o público temas ligados à literatura nacional.

“São atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos. O objetivo é, por meio da educação, estimular a leitura em toda a população”, destacou a diretora.

Este ano, com apoio de produtores locais, a Flist introduziu o conceito da alimentação orgânica. “A ideia é oferecer alimentos para a mente e para o corpo”, acrescentou Emília. A Flist conta com parceria das secretarias municipais de Cultura e do Turismo, entre outras entidades.

Festa Literária de Santa Teresa acontece este final de semana (16 e 17 de maio) no Parque das Ruínas (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O principal objetivo da feira é estimular a leituraFernando Frazão/Agência Brasil

Há muitos anos, o Ceat trabalha com a formação de leitor. Inicialmente, a Flist era uma feira de livros interna, que foi ampliada após contatos com autores, editores de livros e especialistas em literatura. “Era o principal produto da escola”. A diretora e organizadora da festa pensa em expandir o evento nas próximas edições. “Queremos ser mais conhecidos, consequentemente atrair mais pessoas.”

Durante a abertura da festa, o Cest lançou o jornal Língua para Brincar, elaborado por alunos do ensino fundamental da escola.

De acordo com Emília Fernandes, o tiroteio ocorrido dia 8, durante tentativa de invasão do Morro da Coroa por traficantes do Morro da Fallet, em Santa Teresa, com saldo de oito mortos, não atrapalhará a realização da Flist. Segundo ela, o confronto não afetou o Ceat nem o Parque das Ruínas, onde o evento ocorre. “Não houve desdobramento para nós”. Pedimos reforço do policiamento aos órgãos competentes, de modo a garantir o comparecimento do público", concluiu.

Fundado em 1969, o Ceat ocupa desde 1976 o prédio de um castelo de estilo florentino, localizado em plena Floresta da Tijuca. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário