one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Repassado de geração em geração, o mito conta a história do pagé Mavutsinim, que preparou um ritual com seis troncos da árvore Kuarup para ressuscitar seis pessoas

Imagem:

Compartilhar:

Retratos de Fé mostra rituais indígenas

Criado em 27/05/15 09h04 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Retratos de Fé Fonte:TV Brasil

Em frente ao Parque Estadual Pico do Jaraguá, São Paulo, vive a pequena comunidade indígena Jaraguá. Aproximadamente cem famílias lutam para manter as tradições Guaranis. Todas as noites, as famílias se reúnem na casa de reza, para cultuar Nhanderú, o Deus Guarani. 

É um dia de chuva. O pajé Guirá Pepó lidera a cerimônia com as crianças da aldeia. Ele destaca a importância da chuva para os Guaranis e como se dá a formação de uma pajé. 

Ara Mirim é um líder religiosa da comunidade. Ela conta a história dos Guaranis e do Deus Guarani, descreve as reuniões na casa de reza e o uso do cachimbo enquanto tradição ritualística.

O pajé Tupã explica os principais rituais dos Guaranis, enquanto Karai Ryapua reflete sobre a missão do povo Guarani. Assista na íntegra:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário