one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Simpósio: funk gera renda e movimenta favelas no Rio

Criado em 12/05/15 18h44 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Akemi Nitahara Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O funk como patrimônio imaterial tombado do Rio de Janeiro e fenômeno expressivo da sociedade é tema do II Simpósio de Pesquisadores do Funk Carioca – Música, território, juventude e identidade, que começou hoje (12) e vai até quinta-feira na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Centro de Artes da Maré. A professora Heloísa Buarque de Holanda, abriu o evento e destacou o papel irradiador da periferia no contexto contemporâneo.

Para o pesquisador Paulo Roberto Tonani do Patrocínio, da Faculdade de Letras da universidade, os estudos sobre o gênero musical já ultrapassaram o entendimento do fenômeno antropológico e alcançaram a análise estética da expressão artística . Ele considera que a mudança de área do conhecimento dos estudos mostra a evolução da abordagem sobre o tema.

Assim como o funk, explica o professor, o samba também começou marginalizado por ser uma expressão de negros e da favela. “O samba foi questionado e combatido e o funk vivencia um processo semelhante. É um processo histórico, ainda há a permanência desse sentido pejorativo que tem uma leitura crítica, no primeiro momento, dessas manifestações oriundas das favelas e ligadas ao negro. Não é só a academia que diz isso, os próprios produtores têm uma consciência muito grande dessa relação de perseguição e também de crítica a esse discurso que se origina nas favelas”, afirma o pesquisador.

Para o fotógrafo Bira Carvalho, morador do Complexo da Maré, que apresentou um projeto sobre os trabalhadores nos bailes, o funk movimenta a economia da favela. “O funk gera uma renda para a comunidade, gera para o gelo, para o rapaz que vende a bebida, que vende a água, gera renda para o salão de beleza, a questão da unha, do cabelo, o barbeiro, ele gera renda na questão da roupa”.

Bira afirma que o baile funk é a única opção de lazer para o jovem da favela e, como patrimônio, está legalizado, e continua ocorrendo nas comunidades de Nova Holanda e Parque União. Para ele, a quantidade de estudos desenvolvidos ajudam a reforçar a importância do ritmo e dá legitimidade enquanto expressão social e artística.

“O simpósio é importante, porque não está só na fala de antropólogo e de estudioso da academia, mas abre espaço para o morador falar, com a visão peculiar do morador. Então, a soma desses conhecimentos é que faz com que esses estudos tenham relevância. E o estudo, por si só, fortalece o movimento que é discriminado pela sociedade, pela polícia. Quando entra na academia aquilo se torna relevante, não é mais um “achismo”, não é uma questão de frequentar o evento. É uma questão de estudo”.

O encerramento do encontro ficará a cargo da pesquisadora Ivana Bentes, da Escola de Comunicação da UFRJ, e atual secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. A programação completa está disponível no site http://www.metaeventos.net/funk2015/.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário