one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Boi Caprichoso vence o Festival Folclórico de Parintins 2012

Imagem:

Compartilhar:

Boi Caprichoso destaca a Amazônia em Festival de Parintins

Criado em 24/06/15 12h10 e atualizado em 29/06/15 14h03
Por Graziele Bezerra Fonte:Radioagência Nacional

Quando o tambor toca no curral do Caprichoso, o coração da amazonense Odineia Andrade acelera. Aos 74 anos, 40 deles dedicados exclusivamente ao boi azul e branco, a mulher tenta explicar tamanho amor.

Parintins vive a expectativa para saber o nome do boi vencedor

"É uma vida que eu me dediquei a tal ponto de ser cognominada a mãe do boi caprichoso, porque ele já morou na minha casa, 8 anos consecutivos e eu cuidando dele com todo carinho. É um boi que despertou algo dentro de mim que eu não sei explicar o que eu sinto por ele, mas é algo que quando eu olho ele parado como se fosse um monumento, me convida a ir até ele. Dentro do meu peito parece que há uma chama que arde e que me conduz a esse amor".

Creative Commons - CC BY 3.0 - Boi Caprichoso destaca a Amazônia em Festival de Parintins

Segundo Odineia Andrade, o caprichoso nasceu em outubro de 1913, do desejo de prosperidade dos irmãos Cid, recém-chegados do Ceará.

"O caprichoso nasceu do desejo de ter alguma coisa na vida. Na época da borracha, os irmãos Cid do Ceará se aventuraram a vir para o Amazonas em busca de conquistar algo que desse melhor condições no futuro: trabalhar na borracha. Então quando eles sairam eles disseram a São João Batista que, se aqui eles tivessem muito bem, eles colocariam um boi."

E é exatamente essa Amazônia da esperança que o boi azul e branco vai apresentar na Arena agora em 2015. Apesar de a floresta ser um tema recorrente nas apresentações dos bumbás, Márcio Braz, membro do Conselho de Arte da Associação Folclórica Caprichoso, explica que o boi chega ao bumbódromo com pitadas de pioneirismo.

"Os bumbás sempre trabalharam temáticas amazônicas, mas o Caprichoso está pretendendo para 2015, um olhar diferenciado, mais humanista, que vai caminhar em paralelo com a visão da natureza, da fauna e da flora. Nós vamos falar da Amazônia que foi o receptáculo dos sonhos de muitos povos que aqui chegaram."

Não existe consenso sobre o número de títulos do Caprichoso. A Associação Folclórica defende que detém 20 premiações, mas existem relatos que o boi faltou a dois festivais, deixando a vitória para o vermelho. Além disso, no primeiro ano do festival de Parintins não houve disputa, portanto, não houve ganhadores.

Nesta quinquagésima edição do festival folclórico de Parintins, o desafio do boi da estrela azul é um só: vencer depois de amargar duas derrotas consecutivas para o contrário.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário