one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chega ao Rio mostra que destaca contribuição de Picasso à arte moderna

Criado em 23/06/15 20h51 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Após temporada de sucesso em São Paulo, onde foi vista por mais de 150 mil pessoas entre 25 de março e 8 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) paulistano, chega ao Rio de Janeiro a exposição Picasso e a Modernidade Espanhola. Em cartaz a partir de amanhã (24), no CCBB carioca, a mostra reúne 90 obras do Museo Nacional Reina Sofía, de Madri, uma das mais importantes instituições mundiais dedicadas à arte moderna.

A exposição oferece ao público brasileiro diferentes abordagens sobre as contribuições do criador do cubismo e de seus contemporâneos – e compatriotas – Juan Gris, Joan Miró e Salvador Dalí, entre outros, para o cenário internacional da arte.

A mostra destaca como Pablo Picasso (1881-1973) concebeu a modernidade e como ele se relacionou  com os principais criadores da época.

Para o curador Eugenio Carmona, professor de história da arte da Universidade de Málaga (cidade natal de Picasso), a mostra propõe ao público brasileiro uma relação com a própria experiência do nosso modernismo. “A exposição fala do sentido da modernidade em Picasso, da relação entre o monstro e a tragédia em sua obra, do Minotauro a Guernica, e em muitos desses espaços a forma e a natureza dialogam com o modernismo brasileiro”, diz Carmona na apresentação da mostra.

A exposição é dividida em oito módulos, voltados para a relação do artista com a modernidade e suas possibilidades criativas.  Em uma área especial, o público pode perceber como foi concebida a iconografia de Guernica – a mais conhecida obra do artista, que a concebeu como reação a um bombardeio nazista na cidade do mesmo nome, durante a Guarra Civil Espanhola (1936-1939) – a partir de elaborações em torno do tema O Monstro e a Tragédia.

Entre as obras estão Cabeça de Mulher (1910), Busto e Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939) e O Pintor e a Modelo (1963), além de estudos e esboços para Guernica. No Rio, oito desenhos que não foram apresentados na temporada paulista passam a integrar a mostra.

Picasso e a Modernidade Espanhola fica em cartaz até 7 de setembro, e pode ser vista, com entrada franca, de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro da cidade.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário