one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cantora Inezita morreu no último domingo, aos 90 anos

Imagem:

Compartilhar:

Inezita Barroso é o tema da Virada Cultural de São Paulo que começa hoje

Criado em 20/06/15 18h10 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Bruno Bocchini Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

A Virada Cultural de São Paulo começou às 18h de hoje (20) com homenagem a apresentadora, cantora e pesquisadora cultural Inezita Barroso, falecida em março passado. A abertura oficial foi no palco da Praça da República, região central, com o Arraial da Inezita Barroso, feita pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo maestro Rui Torneze.

 

“O evento tem uma curadoria que foi transitando do caipira indo mais para o nordestino, depois voltando para o caipira e caindo para um lado até mais sofisticado, até mais urbano da viola brasileira, ligado à música urbana. O palco tem um conceito de mostrar várias facetas dessa obra caipira, regional e de raiz”, destacou o curador de música da Virada Cultural, Aloisio Milani.

Entre as atrações estão a dupla mineira Zé Mulato e Cassiano, os paulistas Pedro Bento e Zé Estrada e os grupos Matuto Moderno, acompanhados do violeiro Índio Cachoeira, e Os Favoritos da Catira. No arraial, estão sendo oferecidas comidas típicas das festas juninas.

“O panorama dessas atrações que vão estar no palco República dialogam com a obra dela, com o legado da obra dela. A maioria dos cantores são amigos da Inezita, pessoas que a admiravam muito”, ressaltou Milani.

A artista apresentava o programa semanal Viola, Minha Viola, na TV Cultura, retransmitido pela TV Brasil. Inezita teve atuação marcante não só na abertura de espaços a talentos da música caipira, como em diversos ramos da cultura. Além de gravar músicas de sucesso, como Ronda, a Marvada Pinga e Lampião de Gás, foi uma das primeiras atrizes da antiga companhia cinematográfica Vera Cruz.

A cantora nasceu em São Paulo e viveu entre o Bairro Barra Funda, na capital, e a fazenda da família, no interior do estado. Formada em biblioteconomia, Inezita tinha grande interesse nos valores regionais do Brasil e tornou-se professora universitária de folclore nacional.

Junto com a abertura oficial,  80 atrações, que tiveram inicio também às 18h, se apresentam na Virada Cultural. Um dos destaques é o palco São João, na Avenida São João, onde ocorrem shows em homenagem aos 50 anos da Jovem Guarda, símbolo do rock nacional que influenciou a música, a moda e o comportamento da juventude das décadas de 1960 e 1970. Desde as 18h, o cantor Jerry Adriani comanda a apresentação.

Nesta edição, pela primeira vez a Virada Cultural conta com programação especial de corais. O Coral Paulistano Mário de Andrade, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, apresenta-se em diversos espaços, como o Cemitério da Consolação, o Palácio da Justiça e a sala do Conservatório da Praça das Artes. Ao menos 2 mil vozes irão compor o programa dos corais.

A programação completa pode ser encontrada em http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/ .

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário