one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto Ser Carioca registra em fotos estilo de vida dos moradores do Rio

Criado em 09/06/15 23h35 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Parte da programação do FotoRio, o grande evento anual da arte fotográfica do Rio de Janeiro, o projeto Ser Carioca inaugurou hoje (9) a segunda de suas quatro mostras coletivas, todas com foco no registro da vida cotidiana da cidade no início do século 21. Ser Carioca da Rua, aberta na Biblioteca Parque Estadual, no centro, reúne 76 imagens de 42 fotógrafos que destacam a rua como palco da vida urbana, espaço de lazer e arena da cidadania.

São fotos que registram jogos, festas religiosas e pagãs, protestos e a convivência ao ar livre, formando um painel de como o carioca se expressa publicamente. Assim como as das outras três exposições, as imagens de Ser Carioca da Rua resultam de uma convocatória feita pelo FotoRio aos fotógrafos profissionais da cidade, com o objetivo de documentar como o carioca se relaciona com seus convivas e com a própria metrópole.

“Mais de 220 fotógrafos enviaram material. Recebemos cerca de 3 mil imagens, das quais selecionamos 200 de 68 profissionais”, conta o curador Milton Guran, também criador e coordenador do FotoRio. Outras 40 imagens de artistas contemporâneos da fotografia foram escolhidas para a mostra Ser Carioca da Gema, que será aberta no próximo dia 20, no Solar Grandjean de Montigny, na Gávea, com curadoria de Marco Antonio Portela.

Segundo Guran, houve surpresas interessantes no material recebido. “Nenhuma foto da Barra da Tijuca, nenhuma de shopping centers. Já a zona norte da cidade está magnificamente representada, com fotos que dão uma amostragem do que é ser carioca hoje, nos 450 anos que a cidade comemora”, comenta o curador.

A primeira das quatro exposições foi inaugurada no último dia 6, no Centro Cultural Helio Oiticica, próximo à Praça Tiradentes, no centro. Ser Carioca de Corpo Aberto reúne 30 imagens de 13 fotógrafos que abordam o corpo como matéria de expressão. São fotos que mostram as danças inventadas, a ginga, a malemolência e a sensualidade que fazem do Rio de Janeiro sinônimo de prazer no imaginário de muita gente mundo afora.

Na próxima quinta-feira (11), às 19h, será aberta no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, a exposição Ser Carioca de Luz. Também com curadoria de Milton Guran, Julieta Roitman e Pedro Vasquez, essa mostra reúne 94 trabalhos de 37 fotógrafos. O foco é o Rio enquanto cidade maravilhosa, com suas paisagens esplendorosas, águas, florestas, festas e fogos e a maneira de ser, que marca a identidade carioca.

Ser Carioca da Gema tem uma abordagem mais específica, reunindo obras de artistas cariocas, de nascença ou por opção. São obras em que esses artistas, numa analogia à expressão que dá nome à mostra, buscaram seu “embrião criativo”, sua visão particular sobre a cidade.

Integrado ao calendário dos 450 anos do Rio de Janeiro, o FotoRio 2015 se estende até o final de agosto, com dezenas de exposições, todas com entrada franca, em diversos espaços culturais da cidade. A programação completa e os horários de visitação estão disponíveis no site www.fotorio.fot.br.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário