one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Religiosidade marcou o segundo dia do Festival Folclórico de Parintins

Criado em 28/06/15 16h16 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Graziele Bezerra Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Termina neste domingo (28) o Festival Folclórico de Parintins. Segundo estimativa do governo do estado do Amazonas, mais de 60 mil turistas do Brasil e do exterior e estrangeiros visitaram a ilha Tupinabarana neste fim de semana.

Apresentação do Boi Caprichoso na segunda noite do Festival Folclórico de Parintins 2015 (Patrícia Fontoura/Agência Brasil)

O Boi Caprichoso abriu a segunda noite do festival e promete encerrar a festa com as cores do Brasil, exaltando os contadores de história (Patrícia Fontoura/Agência Brasil)

O Boi Garantido será o primeiro a entrar na arena do Bumbódromo. Nesse terceiro ato do espetáculo, a agremiação falará da vida na floresta, destacando figuras típicas regionais, entre elas os coletores da Amazônia, que buscam na natureza a forma de sustento.

Parintins vive a expectativa para saber o nome do boi vencedor

O boi azul (Caprichoso) encerrará o espetáculo e promete uma apresentação nas cores do Brasil, exaltando a figura do contador de histórias. As apresentações começam às 8h, no horário local, e só terminam às 2h30 desta segunda-feira (29). A apuração dos resultados começa às 11h (hora local).

Sem chuva, o Caprichoso foi o primeiro boi a se apresentar no sábado. O espetáculo foi marcado pela religiosidade, com homenagens à Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.

Ao som de “Nossa Senhora”, música de Roberto Carlos, Davi Assayag, levantador de toadas do Caprichoso, emocionou a arquibancada. “Foi uma noite especial”, afirmou o cantor.

Segundo o presidente da agremiação, Joilto Azedo, o Caprichoso fez uma grande apresentação. "Apesar de alguns problemas da natureza, temos um boi para ser campeão.”

O problema foi a chuva forte de sexta-feira (26) em Parintins, durante a apresentação do boi azul. A água comprometeu o show, que precisou de modificações em cima da hora.

A Associação Folclórica Caprichoso chegou a pedir a anulação da primeira noite, mas, em nota, a Secretaria de Cultura do estado adiantou que a pontuação da primeira noite será contabilizada.

Apresentação do Boi Garantido na segunda noite do Festival Folclórico de Parintins 2015 (Patrícia Fontoura/Agência Brasil)

O Boi Garantido encerrou a segunda noite e abre o terceiro ato com enredo destacando figuras típicas da floresta (Patrícia Fontoura/Agência Brasil)

O Garantido também trouxe para a arena pitadas de religiosidade ao falar de São José, considerado o padroeiro dos pescadores e dos moradores da Baixada de São José, onde o boi vermelho foi criado.

Presidente do Garantido, Adelson Albuquerque disse que a noite “foi contagiante" e com um espetáculo maravilhoso para o folclore do estado.

Mesmo com todo o cansaço do fim do espetáculo, Israel Paulain, levantador de toadas do boi vermelho, deixou a arena de alma lavada. “O Garantido é minha sina, minha vida. Tenho mais de 20 anos dedicados ao boi. São 14 anos como apresentador dessa verdadeira identidade de Parintins, da Baixa de São José”, acrescentou.

Também termina hoje a 13ª mostra de Economia Solidária de Parintins, organizada pela Secretaria de Trabalho do Estado. Na feira, artesãos e produtores de vários municípios amazonenses oferecem produtos típicos da floresta, acessórios indígenas, colares, brincos, cocares e até cosméticos.

 

Apresentação do Boi Garantido na segunda noite do Festival Folclórico de Parintins 2015 (Patrícia Fontoura/Agência Brasil)

A festa dos bois reuniu mais de 60 mil turistas em Paritins neste fim de semana (Patrícia Fontoura/Agência Brasil)

A parintinense Regimara Nascimento tem um stand onde comercializa cremes, óleos e pomadas produzidos com frutos da Amazônia. “Todos os produtos são naturais, feitos com matéria-prima da região. Trabalhamos com óleo puro da copaíba e da andiroba, que são óleos medicinais”, esclareceu Regimara.

Jackson Cursino faz artesanato com cuias e reaproveita garrafas de plástico, vidro e borra de café para criar esculturas. “Até mesmo a tintura eu tiro da casca de folha de árvores”, explicou o artista. Ele já exportou obras para diversas cidades do Brasil e do exterior, entre eles Itália, Portugal e Alemanha.

O Festival Folclórico de Parintins está na 50ª edição. Ele é realizado anualmente, sempre no último fim de semana de junho. 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário