one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Bom êxito da Flip intensificou atividades culturais em Paraty, diz secretária

Criado em 01/07/15 21h08 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Com 13 anos de Festa Literária Internacional (Flip), a cidade de Paraty, no litoral sul fluminense, se transformou. De polo turístico pela beleza natural e histórica, a cidade passou a atrair eventos culturais, incentivados pela Flip. A afirmação é da secretária de Cultura do município, Cristina Maseda.

É o caso do Centro Cultural do Sesc Paraty, que está em fase de implantação no Largo de Santa Rita, no centro histórico da cidade, e oferece programação diversificada durante a festa. A gerente do centro, Lisyane Wanderley, explica que as atividades da instituição na cidade começaram com a Flip, em 2007, e avançou para a implantação de um centro próprio.

“A gente tem um trabalho muito forte em literatura também, em toda a rede, e viemos para a Flip por causa dessa afinidade, das nossas ações com a festa literária", disse Cristina. Segundo ela, Paraty é uma cidade muito cultural, alinhada com a forma trabalho do grupo. Então, "à medida que voltávamos, todos os anos, surgiu um desejo de termos uma sede do Sesc [Serviço Social do Comércio] aqui na cidade”, ressaltou.

Lisyane explica que, em 2012, o Sesc comprou um casarão da década de 40, que está em fase final de reforma, para a implantação do centro cultural que vai levar para Paraty os projetos de circulação nacional e os de valorização dos artistas e produtores locais.

Os eventos também se multiplicaram após a Flip. Em setembro, a cidade recebe o Paraty em Foco, festival criado em 2005 para promover a arte fotográfica e considerado um dos dez mais importantes eventos da área no mundo. De acordo com um dos fundadores e organizadores do festival, Iatã Cannabrava, foi a cidade que escolheu o festival, e não o contrário.

“Foi a cidade que nos escolheu. O fundador, Giancarlo Mecarellli, foi assistir a uma Flip, em 2004, e a partir do evento decidiu que ali deveria existir um festival de fotografia. Já estamos indo para a 11ª edição”, revelou. Neste ano, a Flip e o Paraty em Foco interagem, com o lançamento do fotolivro Periscope, de José Diniz, e a abertura, amanhã (2), de exposição na Galeria Zoom de Fotografia.

De acordo com a secretária de Cultura, além de intensificar a relação de Paraty com a literatura, a Flip também trouxe “um jeito de fazer eventos” para a cidade, conhecida pelas diversas festas tradicionais  durante todo o ano. A Flip, segundo ela, inovou na nova forma de fazer evento cultural de qualidade, de altíssimo nível, investindo na formação de agentes locais, que participam e trabalham na Flip e abriu uma biblioteca importantíssima. Depois vieram outros eventos, acrescentou Cristina.

Em outubro, Paraty deve receber, pela terceira vez, a Mostra Internacional de Música em Olinda, que passou a se chamar Festival Mimo, e há dez anos reúne música instrumental de todos os continentes em cidades históricas. O Encontro de Cultura Negra de Paraty vai para a 17ª edição, em novembro, promovido pelos quilombolas do Campinho da Independência, na área rural do municipio. No mesmo mês, a cidade recebe também a quinta edição do festival Paraty Latino, com atrações internacionais e nacionais da música brasileira e dos ritmos dançantes do Caribe. O Bourbon Festival de Jazz ocorreu em maio.

Fundada em 1667, em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Paraty se desenvolveu com os engenhos de cana-de-açúcar e, no século 18, foi o porto que escoava ouro e pedras preciosas das Minas Gerais para Portugal, perdendo importância após a construção de novo caminho da Estrada Real, que ia direto para o Rio de Janeiro. A construção da Rodovia Rio-Santos, na década de 1970, proporcionou que Paraty se tornasse polo de turismo nacional e internacional, com o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú e a Reserva da Joatinga, além de fazer limite com o Parque Estadual da Serra do Mar.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário