one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Festival Rio Gay de Cinema ganha novos espaços e programa 124 filmes

Criado em 02/07/15 20h55 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Paulo Virgílio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O documentário brasileiro Gazelle – The Love Issue, de Cesar Terranova, que conta a história de um comissário de bordo e seu alter-ego artístico, a drag Gazelle, abre na noite de hoje (2), no Cine Odeon, na Cinelândia, o Rio Festival Gay de Cinema 2015. Integralmente voltado para o cinema de gênero e sexualidade, o evento ganha, nesta quinta edição, mais visibilidade, com um número maior de espaços de exibição.

Além do Odeon, palco das noites de abertura e de encerramento, e de várias sessões com a presença de diretores e debates com o público, entram no circuito do festival a Livraria Cultura, também no centro, e o Cine Joia, em Copacabana. Os filmes serão exibidos ainda no Instituto Cervantes, em Botafogo; no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF); e, com entrada franca, em dois espaços populares da zona norte carioca: as arenas Dicró, na Penha Circular; e Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

São ao todo 124 produções – 27 longas e 93 curtas-metragens, distribuídos em programações que abordam a temática sob diferentes pontos de vista. O Panorama Nacional  apresenta 9 filmes, em sua maior parte documentários, como o que abre o festival e os que retratam as vidas do escritor Caio Fernando Abreu (Para sempre teu Caio F., de Candé Salles) e do artista plástico Leonílson (A Paixão de JL, de Carlos Nader).

“A predominância dos documentários tem a ver com a necessidade de contar o que está acontecendo no Brasil com as questões que envolvem sexualidade. É o cinema como ferramenta de combate ao preconceito, falando de pessoas influentes na coletividade”, comenta o diretor e curador do festival, Alexander Mello. Ele destaca ainda entre os filmes nacionais o documentário De gravata e Unha Vermelha, de Miriam Chnaiderman. “É um filme que coloca em debate a questão de ser homem ou mulher, que quebra os paradigmas primários em relação à questão de gênero”.

O Panorama Internacional vai receber 18 filmes inéditos. Entre eles, o documentário Game Face, coprodução da Bélgica e dos EUA, dirigida por Michiel Thomas; e o filme B, de ficcão científica e horror, Dyke Hard, da sueca Bitte Andersson. Os dois cineastas estão no Rio para apresentar seus filmes.

Game Face trata da homofobia no mundo dos esportes. Conta a trajetória de uma lutadora transexual e de um jogador de basquete gay. Ainda na programação internacional, destacam-se o primeiro filme de tema gay do Sri Lanka, Frangipani, e a produção argentina Atlantida, da cineasta Ines Maria Barrionuevo.

Os demais títulos se dividem entre as mostras competitivas de curtas nacionais (11 filmes) e internacionais (27), e as não competitivas de curtas (11 filmes). Haverá também 30 curtas DIV.A (diversidade em animação e 14 em Transcinema. “É uma proposta que rompe os padrões do cinema tradicional, com filmes que buscam experimentação, tanto visual como de som”, explica o curador sobre a mostra Transcinema, novidade nesta edição do festival.

O Rio Festival Gay de Cinema 2015 – Todos os Gêneros e Sexualidades tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura. A programação completa está disponível no site www.riofgc.com.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário