one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Canal "Tá Bom Pra Você?" ironiza alisamento capilar

Imagem:

Compartilhar:

Latinidades: internautas combatem racismo com humor e acervos digitais

Criado em 23/07/15 17h26 e atualizado em 23/07/15 18h17
Por Portal EBC* Edição:Leyberson Pedrosa

O uso da web marcou as atividades do Festival da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha (Latinidades) nesta quinta-feira, 23. Estudantes, militantes de movimentos sociais e representantes da sociedade civil se reuniram no Cine Brasília para debater a internet como espaço demobilização estratégica contra à opressão racial. Os participantes relatam que tanto o humor quanto a divulgação de vídeos e ideias pela web podem ser métodos eficazes no combate ao racismo.

A artista plástica e cineasta independente, Everlane Moraes, considera que internet não cria o racismo. "Ela apenas o reproduz. Então, precisamos trabalhar realmente o racismo nas nossas vidas, nos lares, nas escolas, nas comunidades e nas periferias para que a gente possa diminuir esse índice  que vai se perpetuando pela internet”, afirmou.

Já o músico e fundador da Casa de Cultura Tainã, Mestre TC enfatiza que quilombos, favelas e terreiros precisam ocupar, cada vez mais, a rede mundial de computadores. Atualmente, o músico desenvolve uma mídia social a partir de softwares livres para dar mais visibilidade aos conteúdos que produz.

Vídeos contra o racismo

Kênia Maria, atriz e criadora do canal YouTube “Tá bom pra você?”, conta que o canal surgiu a partir dos questionamentos da filha sobre a participação dos negros em campanhas publicitárias. “Aos 13 anos, a minha filha mais nova começou a perceber o racismo. Como ela tem pais atores, ela começou a questionar a sociedade pelaa publicidade”, afirmou.

No vídeo abaixo, por exemplo, Kênia ironiza, de forma bem humorada, campanhas que vendem a ideia de que as mulheres negras precisam alisar o cabelo para atingirem um falso padrão de beleza:

Acervo negro e digital

Outro convidado do Latinidades, Dom Filó é produtor e criador do Cultne - maior acervo digital de cultura negra do país. Antes que imaginasse ter mais de 1,5 mil vídeos disponíveis digitalmente, Filó começou a fotografar festas negras no Rio de Janeiro. Depois, com uma câmera VHS, passou a produzir conteúdo audiovisual e disponibilizar parte dele na web. Atualmente, o acervo digital conta com mais de 300 horas de material, entre obras próprias e cedidas.


Criado em 2008 para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, O Latinidades é o maior festival de mulheres negras da América Latina. A 8ª edição do evento começou na quarta-feira, 22, e segue até domingo, 26. Confira a programação completa aqui.

*colaborou Carol Lira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário