one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Mostra traz fotos e documentos inéditos de François Truffaut para São Paulo

Criado em 14/07/15 10h26 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Pode ser vista a partir desta terça-feira (14) no Museu da Arte e do Som (MIS), zona oeste paulistana, a exposição Truffaut – Um Cineasta Apaixonado. Criada pela Cinemateca Francesa, a mostra reúne mais de 600 itens para contar a trajetória do cineasta. São livros, revistas, fotos e objetos pessoais do artista que foi um dos fundadores do movimento da nouvelle vague.

Fotos e documentos inéditos são alguns dos destaques da exposição montada para lembrar os 30 anos da morte do crítico e diretor, no ano passado. Entre esses materiais, estão os ensaios dos atores, um croqui de figurino e fotos de cena do filme O último metrô. Também serão exibidas correspondências, manuscritos e cadernos em que François Truffaut, fala sobre seu universo ficcional e a relação com a literatura. A mostra ficará  até o dia 18 de outubro.

A expografia de São Paulo tem algumas diferenças em relação a montada em Paris. Na exposição do MIS, a história de Truffaut será revelada a partir da ligação do cineasta com o cinema. A mostra da Cinemateca Francesa fazia uma apresentação cronológica da vida e obra do artista. Serão acrescentadas ainda experiências sensoriais em algumas salas.

Três cursos, ministrados de agosto a setembro, vão apresentar diferentes aspectos da obra do cineasta. Em cinco encontros o crítico e professor Sérgio Rizzo vai abordar os momentos chave da carreira de Truffaut, desde o início, como crítico da revista Cahiers du Cinéma até sua consolidação como diretor e grande expoente da nouvelle vague.

O compositor Tony Berchmans ministrará três aulas analisando a importância das composições na obra de Truffaut e o relacionamento do diretor com os compositores. Enquanto o professor Pedro Maciel Guimarães vai abordar a relação do cineasta com os atores de seus filmes. As inscrições podem ser feitas pela página do MIS.

Editor Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário