one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Sistema de inscrição de projetos culturais do MinC passa a ter código aberto

Criado em 09/07/15 18h12 e atualizado em 09/07/15 20h10
Por Davi de Castro Fonte:Portal EBC*

O Ministério da Cultura anunciou, no 16º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), a abertura do código do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura, o Salic. Com a medida, o órgão visa a receber colaborações da comunidade de software livre e da sociedade em geral para melhorar a interface, criar novas funcionalidades e corrigir erros de forma mais rápida. 

O Salic é usado para inscrições em editais do MinC e de projetos culturais de captação de recursos pela Lei Rouanet. Segundo informações do órgão, a plataforma movimenta mais de R$ 1,3 bilhão. "É uma ferramenta importante, e a gente quer que ela seja cada vez mais aberta e transparente para a sociedade poder participar", disse Guilherme Varella, secretário de Políticas Culturais do ministério,

Durante o evento, Varella ressaltou que as questões referentes à cultura digital retornaram ao posto prioritário da agenda política da gestão atual, pois além de tecnologia e inovação, envolvem cidadania e direitos na rede. "É preciso entender a internet como espaço público, e este é o lugar para a manifestação de cultura. O direito de acesso à internet é, portanto, direito de acesso à cultura", afirmou na cerimônia de abertura do Fisl 16. 

O secretário acrescentou que o Marco Civil da Internet também é uma conquista cultural e que a internet deve ser entendida como direito e deve ter sua integralidade respeitada. "O Ministério da Cultura passa a entender a tecnologia da informação não apenas como uma ferramenta funcional de gestão administrativa e burocrática, mas como um projeto político para o ministério, em que o desenvolvimento dos programas, dos sistemas, passa a fazer parte de uma estratégia de colaboração com a sociedade. E nesta estratégia de colaboração, o software livre está no centro dessa dinâmica", completou.

 

*Com informações do Ministério da Cultura

 

*a EBC participa da 16ª edição do Fisl como apoiadora do evento, que acontece entre 8 e 11 de julho em Porto Alegre.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário