one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festival de Paranapiacaba tem artesanato e música

Imagem:

Compartilhar:

Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade

Criado em 05/07/15 12h18 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Camila Boehm Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A Vila de Paranapiacaba, a 50 quilômetros da capital paulista, passa por reformas com o objetivo de ser declarada patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O local integra a lista indicativa brasileira de patrimônio mundial da entidade e recebeu o incentivo do Programa de Aceleração do Crescimento-Cidades Históricas para que 250 imóveis sejam restaurados.

A vila é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo. Com características inglesas, foi criada em 1860 com a instalação de um acampamento de trabalhadores para a construção da primeira ferrovia do estado de São Paulo, que ligou o Porto de Santos ao interior. A ferrovia começou a funcionar em fevereiro de 1867, o que deu grande impulso para a economia da região. O café, que era transportado no lombo de burros, passou a chegar mais rápido e com menos perdas por meio dos trens.

Atualmente a biblioteca, a garagem das locomotivas, os galpões das oficinas de manutenção e o almoxarifado da antiga ferrovia estão em processo de restauração. A previsão é que as obras de restauro dos imóveis comece no segundo semestre deste ano, de acordo com o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio. As reformas deverão ser concluídas em três anos.

Para que a vila receba o título efetivo de patrimônio da humanidade, é necessário que o local esteja íntegro e original. “Vamos esperar as obras de restauração. Precisamos envolver o maior número de pessoas possível, porque é importante que a sociedade  participe desse processo, e também montar um dossiê detalhado, que será analisado pela Unesco”, contou Ricardo. A fase seguinte seria a visita de um representante da Unesco para avaliação do patrimônio.

Além disso, o secretário ressaltou que, para ser considerado patrimônio, o local precisa ter importância para todo o mundo. “O valor universal da vila é a tecnologia utilizada no meio do século XIX para vencer a Serra do Mar [Santos-Jundiaí] com uma linha férrea”, disse. Ele acrescentou que a tecnologia foi muito avançada para aquele período e que foi um desafio percorrer a Serra do Mar por meio de um trem.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário