one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Agentes da Baixada aprendem normas para ocupação cultural de espaços públicos

Criado em 19/09/15 09h37 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro promove neste sábado (19) a segunda oficina com cerca de 60 agentes culturais da Baixada Fluminense, abordando o tema Questões Jurídicas para Ocupação de Espaços Públicos.

As oficinas fazem parte da Incubadora Rio Criativo, programa de desenvolvimento da economia do estado, que pensa o Rio de Janeiro além do petróleo, disse o assessor especial do programa, Marcos André Carvalho. “A mais forte vocação do Rio, depois do petróleo, é a economia criativa”, ressaltou, acrescentando que o estado é o primeiro do Brasil em termos de participação da cultura no Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país), de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

A ação de incubação da rede de empreendedores da Baixada Fluminense é contínua e está prevista para ocorrer durante um ano e meio. Ela pretende atender com qualificações às demandas de conhecimento em gestão cultural dos agentes locais. “Eles é que pedem os temas das oficinas. É feito um diagnóstico inicial participativo e, a partir daí, surgem os temas das oficinas que serão organizadas no processo de incubação de redes de empreendedores locais”.

Na oficina anterior, o tema sugerido foi Financiamento Coletivo, já que os empreendedores estão fazendo campanha de crowdfunding (obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo) para a implementação de projetos na região. Outra demanda forte, disse Carvalho, é a ocupação das praças e espaços públicos para atividades culturais. “Eles têm muita dificuldade de conseguir a liberação desses espaços públicos na rua para atividades culturais”. A oficina ensinará aos agentes todo o trâmite jurídico para a liberação dos espaços.

O assessor informou que todo mês, durante um ano e meio, será feita uma oficina com tema relevante para os agentes da Baixada, em atendimento às suas necessidades. Hoje, a Incubadora Rio Criativo inclui a Rede Baixada, a Rede Funk, voltada para funkeiros, uma rede para empreendimentos em favelas pacificadas, além de 16 startups (empresas nascentes), sempre pelo período de um ano e meio.

Na capital do estado, a secretaria organiza uma maratona de três dias de oficinas por mês. Para o evento de setembro, as inscrições estão abertas na página do Rio Criativo na internet, até o próximo dia 23. A maratona ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 deste mês, na sede da Incubadora Rio Criativo, na Praça Onze, centro da cidade, e abrangerá a gestão cultural nos  aspectos de marketing, planejamento estratégico, modelo de negócios, design de marcas, assessoria jurídica e contábil.

A partir de novembro, terão início as caravanas, que levam oficinais culturais para o interior fluminense e que são feitas desde 2008. A primeira região a ser atendida será a noroeste, que apresenta o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. “A gente sempre começa pela região mais distante e com IDH mais baixo”, disse Marcos André Carvalho.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário