one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Após quatro anos em obra, Praça Mauá é reaberta no Rio

Criado em 06/09/15 17h45 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Flávia Villela Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

A Praça Mauá, na zona portuária do Rio do Janeiro, foi reaberta hoje (6) após quatro anos em obra. Com a derrubada do elevado da Perimetral, a praça ficou seis vezes maior, com cerca de 25 mil metros quadrados, e agora chega até a beira da Baía de Guanabara.

Praça Mauá

Depois da reforma, a Praça Mauá ficou seis vezes maior, com cerca de 25 mil metros quadradosAkemi Nitahara/Agência Brasil

Após anos de abandono, a região agora revitalizada reúne museus e centros culturais. Durante a reinauguração neste domingo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes ressaltou a transformação do centro da cidade. "Isso aqui, acima de tudo, é um resgate da história da cidade, é o fim de uma cidade que fugia dos seus problemas, que tentava desbravar novas fronteiras sem preservar sua identidade e sua história."

Atrações artísticas ao longo do dia animaram a praça, como blocos e escolas de samba da região, roda de chorinho, apresentação teatral, além de um festival gastronômico.

O presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo, lembrou a importância histórica da Praça Mauá, local onde fica o Edifício A Noite, que até 2012 era sede da Rádio Nacional. "Através das ondas dos rádios, o Brasil foi unido com a rádio novela e a música. Todo brasileiro sabe da Praça Mauá e essa é uma renovação importante para o centro."

A artesã Inara Leite, de 74 anos, relembrou a infância, quando visitou a praça pela primeira vez acompanhada do pai. "Tinha uns 4 anos quando fui à Rádio Nacional recitar um poema. Lembro-me saindo do edifício com meu pai. Foi uma viagem no tempo de 70 anos atrás."

Orla Conde

A Praça Mauá é a primeira a ser inaugurada na nova Orla Conde, área de 3,5 quilômetros que se estende por toda a frente marítima, do Armazém 8 do Cais do Porto à Praça da Misericórdia, e tem 27 centros culturais.

Ainda está prevista a inauguração do Museu do Amanhã, à beira da Baía de Guanabara e a instalação de 560 metros de trilhos, entre o prédio da Polícia Federal e o começo da Avenida Rio Branco, que vão transformar ainda mais a área quando o sistema entrar em operação em 2016.

Urbanizada no início do século passado, quando 1,5 milhão de metros quadrados foram aterrados para a construção do Porto do Rio, a Praça Mauá surgiu com a antiga Avenida Central, atual Avenida Rio Branco. Batizada em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), o empreendedor e abolicionista Barão de Mauá, a praça representava a integração da cidade ao Porto e à Baía de Guanabara.

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário