one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Barbalha

Compartilhar:

Festa do Pau da Bandeira de Barbalha é registrada como patrimônio imaterial

Criado em 19/09/15 16h49 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Edwirges Nogueira Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Misto de cultura popular e fé católica, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, município do Sul cearense, entrou para a lista das celebrações registradas como patrimônio imaterial brasileiro. Unânime, a decisão foi anunciada semana passada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O conselho analisou o pedido, feito em 2010 pela Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, e apoiado pela Superintendência do Iphan no Ceará e por entidades culturais locais. Com a aprovação, a festa passa a integrar o Livro de Registro das Celebrações, que conta agora com nove bens registrados.

No Nordeste, a Festa do Pau da Bandeira está no mesmo nível do Bumba-Meu-Boi, no Maranhão, das festas de Sant'Ana de Caicó, no Rio Grande do Norte, e do Senhor Bom Jesus do Bonfim, na Bahia.

Secretário da Cultura e do Turismo de Barbalha, Antônio de Luna, informou que o reconhecimento da festa pelo Iphan é um marco para o fortalecimento da cultura da região e do Ceará.

“Acredito que teremos um novo olhar sobre a festa. Os detentores serão fortalecidos”, afirmou, referindo-se aos grupos de cultura popular, à Trezena de Santo Antônio (ciclo de orações com uma imagem peregrina do santo), à Procissão de Santo Antônio e ao Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira.

Esse fortalecimento, segundo o secretário, deve ocorrer a partir da abertura de canais de diálogo com outras instituições, como universidades e com o próprio Ministério da Cultura, além da possibilidade de participar de editais dedicados a apoiar as celebrações registradas.

Os festejos de Santo Antônio remontam ao fim do século XVIII e se relacionam à própria origem da cidade de Barbalha, com a construção de uma capela em devoção ao santo. Atualmente, as celebrações duram 13 dias (de 31 de maio a 13 de junho, Dia de Santo Antônio) e tem como ponto alto o Carregamento e Hasteamento do Pau da Bandeira, sempre no domingo mais próximo do dia 31 de maio.

A tradição do Pau da Bandeira começou em 1928. Trata-se do tronco de uma árvore previamente escolhida, simbolizando a promessa e a devoção ao santo casamenteiro. Os carregadores formam uma espécie de irmandade e centenas de homens se revezam para levar o pau sobre os ombros por cerca de 6 quilômetros até a frente da Igreja Matriz de Barbalha, onde é hasteado com a bandeira de Santo Antônio, numa demonstração de força e fé.

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha (CE) reúne uma enorme gama de ofícios, celebrações e formas de expressão de diferentes grupos locais

Festa do Pau da Bandeira costuma reunir cerca de 300 mil pessoas na cidadeDivulgação/ Prefeitura de Barbalha

Radialista e professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), João Hilário Coelho Correia participa da festa há 42 anos e já foi animador do Pau da Bandeira. Ele disse que, seja pela fé ou pela brincadeira, admira a diversidade envolvida na tradição.

“Na parte da frente ficam os mais novos e mais fortes. No meio, ficam alguns veteranos e, na parte de trás, vão até algumas crianças que estão se iniciando. Há uma fé religiosa em muitos e alguns vão pela animação, porque é uma festa que a população passa todo o ano falando”, acrescentou João Hilário.

Entre as mulheres, fica a expectativa de pegar no tronco para conseguir um casamento. Há, inclusive, segundo o professor, uma “solteirona” que, ironicamente, se propõe a dar dicas para as demais sobre como arrumar um marido.

O evento chega a reunir, segundo o secretário da Cultura e do Turismo, cerca de 300 mil pessoas na cidade e movimenta todo o triângulo Crajubar (união formada pelas cidades do Crato, de Juazeiro do Norte e de Barbalha).

Este ano, a árvore escolhida foi um angico de cerca de 22 metros e 2 toneladas, retirado sob supervisão de órgãos ambientais. A festa, no entanto, foi suspensa devido a morte acidental de Cícero Ricarte, um dos carregadores do Pau da Bandeira. Durante o percurso, o tronco caiu e o atingiu. No encontro que decidiu pelo reconhecimento da festa como patrimônio imaterial, o Iphan prestou homenagem ao carregador.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário