one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Gustavo Gomes/Portal EBC

Compartilhar:

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro completa 50 anos em 2015

Criado em 21/09/15 11h33 e atualizado em 21/09/15 13h00
Por Joana Albuquerque Fonte:Campus Online

Em 48 edições, o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro consagrou-se como referência nacional no lançamento de curtas e longas-metragens. Apesar de ter sido censurado durante a ditadura militar, neste ano o Festival completa cinco décadas de história e tradição no circuito brasileiro.

A iniciativa surgiu na Universidade de Brasília com o nome de Semana do Cinema Brasileiro, e consistia na exibição de filmes nacionais. Idealizada em 1965 pelo professor Paulo Emílio Salles Gomes, tinha como objetivo promover, de forma democrática e engajada, a produção cinematográfica brasileira.

Entre 1972 e 1974, o Festival foi suspenso pela Ditadura Militar. Felizmente, resistiu à censura e ressurgiu com força em 1975. Assim como na história do Brasil, o golpe deixou rastros no cinema brasileiro. O acervo de filmes e documentários produzidos com esta temática é riquíssimo e ganhou destaque na 47ª edição do Festival, em 2014. As mostras “Reflexos do Golpe” e “Luta na Tela” resgataram a reflexão sobre o tema, com filmes como “Bye bye Brasil” (1979).

Cena do filme “Bye bye Brasil”, de Carlos Diegues
Cena do filme “Bye bye Brasil”, de Carlos Diegues. Foto: Divulgação

Com o tempo, o projeto se modernizou: houve a troca da exibição de filmes 35mm por filmes digitais; surgiram concursos e premiações para eleger os melhores filmes; e as mostras competitivas expandiram-se para além das salas do Cine Brasília e chegaram a novos espaços, como as cidades de Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho.

Atualmente, os organizadores do Festival fazem questão de manter um diálogo com as instituições de ensino do DF. A proximidade entre o projeto e as escolas públicas se dá por meio do Festivalzinho, no qual são exibidos filmes infantis para os alunos. O contato com a UnB - berço do projeto - também se faz presente. Produções de professores e alunos da Universidade já foram exibidas e homenageadas nas edições passadas.

Um tema importante que tem ganhado espaço no Festival é a crítica social direcionada aos problemas do Distrito Federal. O filme destaque da edição de 2014 foi “Branco sai. Preto fica”, do diretor Adirley Queirós. O longa foi premiado 11 vezes, e dentre as categorias estão o Prêmio TV Brasil e a escolha do júri oficial como melhor filme da noite. Com teor crítico, a narrativa põe em foco o descaso e a violência policial que assolam a periferia de Brasília. A crítica sensibilizou os jurados e teve grande repercussão entre o público do Festival.

A cada ano, o Festival atrai cerca de 25 mil espectadores, entre eles cineastas, críticos, cinéfilos, jornalistas e estudantes. Além da mostra competitiva, o evento promove seminários, debates, oficinas e o Festivalzinho.

*O Portal EBC e o Campus Online - jornal laboratório de jornalismo da Universidade de Brasília - estão fazendo a cobertura do 48º FestBrasília em parceria, por meio do canal Colaborativo. Para acompanhar as notícias, clique na imagem acima.

Edição: Marina Torres - Campus Online
Supervisão: Ana Elisa Santana - Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário