one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gonzaguinha

Imagem:

Compartilhar:

Gonzaguinha completaria 70 anos nesta terça (22); confira homenagem

Criado em 21/09/15 19h31 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Rádios EBC

"Eu fico com a pureza das respostas das crianças. É a vida! É a vida e é bonita"...  Gonzaguinha, poeta que se tornou um dos maiores nomes da MPB, é homenageado na Rádio Nacional FM Brasília nesta terça-feira (22), data em que completaria 70 anos.  Ele morreu em 1991 após um acidente de carro. A emissora vai transmitir a cada hora um programete sobre a vida e obra do cantor e compositor.

Com 19 discos autorais, 15 coletâneas, 2 livros inspirados em sua vida, um filme, musicais e mais de uma centena de interpretes diferentes para canções. Gonzaguinha viveu apenas 45 anos, mas deixou um trabalho intenso de crítica social, poesia e verdade.
Biografia

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro, filho do famoso Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e Odaléia Guedes dos Santos. Perdeu a mãe aos 2 anos de idade.

Saiba mais na matéria do Repórter Brasil.

 

Foi criado pelos padrinhos no Morro São Carlos em meio as rodas de samba e as dificuldades. Por isso, tratou com tanta propriedade sobre os problemas sociais, os direitos do cidadão, de uma vida plena de escolhas. A poesia, rica em sentimentos muito particularmente brasileiros, transitava por todos os estilos.

Quando era criança, ele ouvia Lupicinio Rodrigues, Jamelão, música caipira, o baião de Gonzagão e adorava os fados portugueses. Também por influencia de Dina e Xavier, aprendeu a tocar violão e a freguentar rodas de samba.

Com a primeira esposa, Ângela, teve dois filhos: Daniel e Fernanda . Com a "frenética" Sandra Pêra teve a terceira filha, Amora Pêra. Seus últimos 12 anos de vida, passou ao lado de Louise Margarete Martins, com quem teve a filha caçula, Mariana.

No acidente em 1991, era ele mesmo quem dirigia o Monza na BR-280, entre os municípios de Renascença e Marmeleiro, na região sudoeste do Paraná. a caminho de uma série de shows. De acordo com a polícia, o sol atrapalhou a visão do motorista da carreta que invadiu a pista contrária, em uma colisão frontal. Gonzaguinha tinha apenas 45 anos.


Confira dez músicas de Gonzaguinha:

 
...
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário