one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


fotos selecionadas para ilustrar a campanha contra a redução da idade penal

Imagem: Leydiane Tiano / Jovem de Expressão

Compartilhar:

Ceilândia (DF): jovens retratam violência e redução da maioridade penal

Criado em 10/09/15 10h49 e atualizado em 10/09/15 18h53
Por Renata Martins Fonte:Portal EBC

A realidade retratada por uma imagem representa o olhar de quem está por trás da câmera sobre o fato. Quando jovens da periferia fotografam outros jovens e crianças da mesma periferia, para abordar temas como a redução da maioridade penal e a violência contra a juventude negra, o resultado parece ainda mais tangível. 

Autora de uma das fotos, Leydiane Tiano, de 20 anos, ao lado da exposição Multiverso Expressivo
Autora de uma das fotos, Leydiane Tiano, de 20 anos, ao lado da exposição Multiverso Expressivo

A iniciativa é do programa Jovem de Expressão e virou uma exposição: a Multiverso Expressivo. O material é produto final da oficina de fotografia oferecida pelo projeto para jovens entre 17 e 25 anos, em Ceilândia, cidade-satélite a 26 quilômetros da região central de Brasília (DF). A Multiverso Expressivo também traz 23 fotografias feitas pelos alunos durante a oficina.

Crianças jogam bila: foto selecionada para ilustrar campanha contra a redução da idade penal
Crianças jogam bila: foto selecionada para ilustrar campanha contra a redução da idade penal

Leydiane Tiano, de 20 anos, participou do projeto. É dela uma das cinco fotos selecionadas para ilustrar a campanha contra a redução da idade penal, que compõe a exposição. “Cada um dos alunos tem um universo diferente e a gente tentou retratar isso na nossa exposição”, disse ela, que agora participa do Coletivo Expressão, grupo criado por ex-alunos do curso. 

Leydiane Tiano participou de oficina e tem foto selecionada em exposição contra redução da maioridade penal, por renata.martins

De acordo com a fotografa e professora da oficina Tatiana Reis, inicialmente, o interesse dos jovens acontece por conta da atuação deles nas redes sociais. Durante a oficina, explica ela, o entusiasmo é estendido para um olhar sobre si e sobre a comunidade. “Quando a gente mostra a potência dessa ferramenta, eles passam a ampliar a visão sobre as possibilidades de se comunicar pela fotografia”, ressalta Tatiana Reis.  

Cerca de 300 jovens já participaram da oficina ao longo dos três anos do Jovem de Expressão, que é um programa social da Caixa Seguros. Durante ao último final de semana, a Multiverso Expressivo foi uma das atrações do Elemento em Movimento, festival de cultura urbana, realizado na Ceilândia. Mas, segundo Tatiana Reis, a expectativa é que a exposição circule pelo Distrito Federal. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário