one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exposição destaca a permanente transformação urbana da região central do Rio

Criado em 15/10/15 21h15 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Paulo Virgílio -Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

 cidade natural, cidade construção, comemorando os 450 anos da cidade, mostra intervenções feitas desde o período colonial até finais dos anos 70 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Exposição O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção, comemorando os 450 anos da cidade, mostra intervenções feitas desde o período colonial até finais dos anos 70Tomaz Silva/Agência Brasil

As muitas intervenções realizadas no espaço urbano e na geografia do Rio de Janeiro, que desde o período colonial alteraram profundamente a paisagem natural da cidade, podem ser apreciadas pelo público no Arquivo Nacional, na exposição O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção, inaugurada hoje (15), como parte das comemorações dos 450 anos da cidade e montada com acervo da própria instituição, depositária de milhares de documentos que contam a evolução urbana da antiga capital do país.

Esta é a segunda mostra que o Arquivo Nacional realiza este ano em homenagem aos quatro séculos e meio da cidade. “No primeiro semestre, remontamos a exposição feita em 2008, por ocasião dos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. Esta agora, no entanto, foi feita exclusivamente para os 450 anos”, explica a curadora Renata William do Vale.

O importante acervo de Livros Raros da Biblioteca da instituição contém a iconografia produzida por viajantes, botânicos e litógrafos que visitaram o Rio de Janeiro desde o período colonial. Fotografias, mapas, plantas, fotogramas de filmes, gravuras, litografias ajudam a contar um pouco desta longa história da cidade, dividida entre as montanhas e o mar, entre o natural e o construído.

“A ideia foi fazer uma abordagem diferente a partir do nosso acervo, com foco nas transformações urbanas na área central, mostrando o Rio como uma cidade sempre em movimento”, diz Renata. “O centro histórico foi sendo formado pela ocupação de um quadrilátero entre quatro morros – Castelo, Santo Antonio, São Bento e Conceição [os dois primeiros demolidos no século 20] -  mas essa conquista da Cidade Baixa só foi possível com o aterro de lagoas e charcos”, lembra a curadora.

A mostra aborda todos os planos urbanísticos elaborados para a área central da cidade  até a década de 70 do século passado. Para isso, se vale dos variados fundos e coleções que integram o acervo do Arquivo Nacional, como a do extinto jornal Correio da Manhã, os arquivos privados do engenheiro Hélio de Brito, responsável pela abertura da Avenida Presidente Vargas, e da família Ferrez. Os fotógrafos Júlio, Luciano e, principalmente, Gilberto Ferrez, registraram de perto algumas dessas mudanças, como a derrubada do morro do Castelo, em 1922.

Para Renata William do Vale, sempre há uma motivação para as transformações urbanas, que varia de acordo com a época.  “Ao derrubarem o Morro do Castelo, onde começou a ocupação urbana do Rio, queriam apagar a memória da cidade colonial, criar uma imagem moderna do centro. Nos anos 60, para facilitar a circulação dos carros, foi construída a Perimetral, hoje derrubada para restaurar a paisagem urbana da orla”.

Também em favor do tráfego de automóveis saíram de circulação os bondes, que  agora retornam, modernos, sob a denominação de VLT.  A população carioca vê hoje trilhos serem colocados nas mesmas ruas de onde foram retirados, na década de 60.

A exposição O Rio em movimento: cidade natural, cidade construção fica em cartaz até março de 2016, mês em que se encerram as comemorações pelos 450 anos. A visitação, com entrada franca, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e o Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173, no centro do Rio.

 

  

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário