one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Festival traz ao Rio um panorama contemporâneo das artes cênicas

Criado em 09/10/15 22h40 e atualizado em 09/10/15 23h17
Por Paulo Virgilio Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


O Tempo Festival, um dos mais importantes eventos no calendário cultural do Rio de Janeiro, chega à  6ª edição, ocupando a partir de hoje (9) e até o próximo dia 18, diversos espaços da cidade, com espetáculos que investigam as diferentes formas de criação nas artes cênicas e suas múltiplas plataformas: são mais de 20 peças, performances, instalações e leituras que, em sua maior parte, buscam um olhar crítico e ao mesmo tempo lúdico sobre a sociedade contemporânea.

Com proposta temática a cada edição, o festival tem este ano, como fio condutor, a força do diálogo e lança a questão: qual o tempo da reflexão e qual o tempo da ação? “Teatro é diálogo”, diz Bia Junqueira, uma das diretoras do festival, juntamente com César Augusto e Márcia Dias. Segundo Bia, estabelecer um diálogo com a plateia é uma característica do festival, “principalmente nos espetáculos que levamos às comunidades com a preocupação de formar plateias”.

Para estimular a formação de plateia e o contato do público com diferentes concepções das artes cênicas, os espetáculos têm ingressos a preços populares, de até R$30, ou são gratuitos, como é o caso dos encenados na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, na zona sul, e na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, no Complexo da Maré, na zona norte.

A atração que abre o festival, na noite desta sexta-feira no Teatro Carlos Gomes, é Puzzle, espetáculo que o carioca Felipe Hirsch criou para a Feira do Livro de Frankfurt, em 2013. No espetáculo, O diretor propõe um quebra-cabeça lítero-teatral, a partir de uma seleção de textos, que mergulha no caos humano e social do país.

Os espetáculos, tanto nacionais como estrangeiros, são selecionados pela curadoria pelos critérios de contemporaneidade e ineditismo no Rio de Janeiro. Entre as atrações internacionais, estão Procurando Paul, do coletivo Wunderbaum (Holanda); Por favor, continue (Hamlet), dos diretores Roger Bernat (Espanha) e Yan Duyvendak (Suíça), e Tarde de Ventania, da Cie Non Nova (França), além de leituras dramatizadas de importantes textos de dramaturgos contemporâneos espanhóis.

Para o Dia da Criança, na segunda-feira (12), o festival preparou uma programação gratuita especial na quadra dos Acadêmicos da Rocinha: o Dance Rocinha!, que começa às 13h e tem atividades até 20h30.

A programação completa pode ser consultada no site www.tempofestival.com.br .

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário