one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Lançado em São Paulo, novo desenho da TV Brasil valoriza cultura negra

Criado em 19/10/15 17h23 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

 

São Paulo - Alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar em Jabaquara participam do evento de lançamento da série infantil "Guilhermina e Candelário" (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar participam do evento de lançamento da série infantil Guilhermina e Candelário, da TV BrasilRovena Rosa/Agência Brasil

Um grupo de crianças, entre 4 e 5 anos de idade, conheceu hoje (19) a mais nova atração da TV Brasil: o desenho animado Guilhermina e Candelário. De origem colombiana, o desenho mostra o cotidiano de uma família negra. Na capital paulista, a animação foi apresentada aos alunos do Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar, no bairro do Jabaquara, zona sul da cidade. O centro educacional tem uma política de defesa da cultura negra e contra o racismo. Nesta semana, a unidade tem uma programação sobre o tema, inclusive, com palestras a respeito da intolerância religiosa.

Com um turbante azul turquesa, João Victor, um dos meninos que estava na plateia, gostou do desenho. “Ele pode combater o preconceito”, disse, ao contar já ter sido vítima de racismo. 

 

Guilhermina e Candelário (Divulgação/TV Brasil)

Novo desenho Guilhermina e Candelário Divulgação/TV Brasil

 

Guilhermina e Candelário são irmãos que vivem em uma pequena praia. Sonhadores, transformam cada dia em uma incrível aventura. Eles esperam ansiosamente a chegada do Vô Faustino, um velho pescador, a quem contam suas aventuras. O avô desfruta das histórias narradas pelos netos e em alguns casos é cúmplice delas, compartilhando sua experiência de vida e grande sabedoria sobre o entorno natural e inspirando-lhes amor e respeito por todos os habitantes do mundo marinho e costeiro. A animação é uma coprodução da Señal Colombia com a Fosfenos Media.

O secretário Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, Ronaldo Barros, destacou que o gênero é inédito na televisão aberta brasileira, com a maioria dos personagens negros. "Sem se ver na TV, a criança não se sente aceita na sociedade”, disse.

Para a gestora do CEU Caminho do Mar, Marineusa Medeiros, o desenho irá “favorecer o desenvolvimento tanto cognitivo, como emocional de cada uma das crianças”, destacando que é mais comum o acesso aos personagens da Disney, com princesas loiras e brancas.

“Eu sou de uma geração em que todas as bonecas eram brancas, loiras e de olhos azuis. Passei por tudo aquilo que você possa imaginar na questão de me aproximar um pouco daquilo que é representado pela mídia, desde alisar os cabelos até colocar lentes de contato coloridas”, destacou.

Na opinião da professora Beatriz Cristina Gonçalves, o novo desenho vai “minimizar as diferenças que existem na sociedade”. A professora contou, que na rotina da sala de aula, já teve de coibir comportamentos racistas. “Uma vez um aluno não queria dar a mão para o coleguinha, porque ele era negro. Qual é a diferença? É uma cor, um pigmento? “, questionou. A educadora disse que sempre recorre ao diálogo para conscientizar os alunos.

O secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, que também é cartunista, diz que é preciso trabalhar para reduzir a carência de negros nos meios de comunicação e em outros postos de destaques na sociedade. “A gente sabe que, infelizmente, os meios de comunicação reproduzem muito a presença mais europeia". 

Os eventos de lançamento da série infantil têm apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), das secretarias de Mulheres e Direitos Humanos e de Cultura do Distrito Federal (Semidh e Secult/DF), da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo (SMPIR/SP), da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), da Secretaria de Educação de São Luís e das secretarias de Igualdade Racial e de Educação maranhenses.

O desenho já foi lançado em Brasília e em Salvador. A série Guilhermina e Candelário será apresentada ainda em São Luís, no próximo dia 23, e na comunidade quilombola Santa Joana, no município de Itapecuru Mirim, que fica no Maranhão, no dia 24.

O desenho pode ser visto na TV Brasil de segunda a sábado, na Hora da Criança, em dois horários, das 8h15 às 12h e das 12h30 às 17h; e aos sábados das 8h15 às 12h. Serão 20 episódios, de 12 minutos cada, que contarão as aventuras de Guilhermina e Candelário.

 

 

Editor Carolina Pimentel
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário