one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Milhares de fiéis acompanham romarias do Cirio de Nazaré

Criado em 10/10/15 14h01 e atualizado em 10/10/15 15h45
Por Ariane Póvoa Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré desembarcou no cais do porto, na Estação das Docas, em Belém, por volta das 11h. A procissão, chamada Romaria Fluvial, foi a segunda deste sábado (10). Partiu do trapiche do distrito de Icoaraci, às 9h, e seguiu pelas águas da Baía do Guajará, em um percurso de cerca de 18 quilômetros.

Milhares de devotos receberam a imagem da santa com aplausos, fogos e homenagens.

A primeira procissão de hoje foi a Romaria Rodoviária, que partiu da Igreja Matriz de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, em direção a Icoaraci, às 5h30.

Antônio Oliveira, de 43 anos, disse que considera a Romaria Fluvial uma das mais belas do Círio de Nazaré.

“É lindo ver a chegada da imagem na embarcação. E todas essas pessoas cantando para Nossa Senhora. Eu vim agradecer por todas as bençãos na minha vida”, disse ele.

A imagem peregrina foi conduzida no navio da Marinha, Garnier Sampaio, em uma cúpula de vidro decorada por Simone Cosme.

A estudante Marcele Barbosa, de 16 anos, também foi homenagear a santa.“Eu não tenho nem palavras para descrever o que é estar aqui. É uma alegria muito grande. O corpo treme, dá vontade de chorar e agradecer. É só emoção!”.

A jovem disse que este ano tem um pedido especial para Nossa Senhora: “Quero passar no vestibular em uma universidade publica, para melhorar o futuro da minha família”, afirmou.

A estimativa, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará, é de que cerca de 50 mil pessoas tenham acompanhado a procissão.

No cais do porto, a imagem de Nossa Senhora foi recebida com honras de chefe de Estado pela Polícia Militar, em função da Lei Estadual de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré padroeira do Pará e rainha da Amazônia.

Em seguida, foi a vez de os motociclistas prestarem homenagem à santa, na Moto Romaria, que saiu do cais do porto em direção ao Colégio Gentil Bittencourt. A Polícia Rodoviária Federal é responsável pela condução da imagem.

Às 17h30, haverá a última romaria de hoje, a Trasladação. Amanhã será realizada a grande procissão do Círio de Nazaré, que deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário