one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Museu Afro Digital reúne história do povo negro

Criado em 08/10/15 19h59 e atualizado em 08/10/15 20h38
Por Repórter Maranhão Fonte:TV Brasil

Criado há cinco meses pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Museu Afro Digital disponibiliza para consulta um acervo online de fotografias, que reconta a história do povo negro no estado. 

Vídeos, áudios, artigos acadêmicos fazem parte do  acervo que conta a trajetória dos negros na formação da sociedade maranhense dentre das temáticas religiosas, da cultura popular e danças.

Com o intuito de democratizar a informação, o Museu Afro Digital, criado em 2012, recebeu perto de 22 mil acessos de janeiro a setembro deste ano. 

O acervo conta com aproximadamente 3.600 fotografias e tem imagens inéditas do francês Pierre Verger, que esteve no Maranhão em agosto de 1948 e registrou imagens da vida cotidiana naquela época. 

O Museus Afro Digital também conta com fotografias da Missão de Pesquisas Foclóricas idealizada e organizada pelo escritor Mariode Andrade, em 1938, com os primeiros registros documentados de Tambor de Minas e Tambor de Criola.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário