one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Praça Mauá agora integra circuito cultural do Rio

Criado em 03/10/15 20h22 e atualizado em 18/03/16 15h20
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Kleber Sampaio Fonte:Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) do Rio de Janeiro inaugurou hoje (3), em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), o projeto Mauá de Cultura, que vai fazer, nos fins de semana, a ocupação artístico-cultural da Praça Mauá, já totalmente revitalizada.

A Praça Mauá é uma área antiga, com sítios e construções históricas no seu entorno. O grupo Bandeira do Samba abriu a programação.

A gerente de Centros Culturais da secretaria, Keyna Eleison, salientou que o projeto, envolvendo shows, brincadeiras infantis, aulas de história e performances, quer convidar todas as pessoas, residentes ou não na cidade, para conhecerem a nova Praça Mauá, “que está pronta para fazer parte do circuito cultural do Rio. É mais um espaço ao ar livre para a cultura”.

O Mauá de Cultura vai ter cinco linhas de ação, que se alternarão a cada semana.

Nas sextas-feiras, a atração será a Saideira da Mauá, quando as pessoas aproveitam o período antes de ir para casa, após o trabalho, para se divertir um pouco. O projeto “vai resgatar a musicalidade da praça onde existiu a Rádio Nacional por muito e muito tempo”, salientou Keyna.

Aos sábados, o destaque ficará por conta do projeto Tardes na Mauá, dedicado a atividades de diferentes linguagens, e Samba na Mauá que, como o próprio nome diz, convidará grupos diferentes de samba conhecidos na cidade para se apresentarem no local, a cada edição.

Aos domingos, haverá histórias contadas, teatro e circo para crianças, por meio do Clubinho Mauá.

A quinta linha de ação se refere ao projeto Histórias da Mauá, que ocorrerá também aos domingos, quando o público terá a oportunidade de conhecer detalhes das origens e da história da região portuária, “que é tão importante para a cidade, da qual faz parte há 450 anos. Tem a idade da nossa capital”, lembrou Keyna.

Amanhã (4), às 17h, o Mauá de Cultura apresentará o Afro Circo, com o espetáculo Gênesis, que faz uma releitura da criação do mundo de acordo com a cultura iorubá, mesclando elementos do circo com samba, funk, capoeira e futebol.

Editor Kleber Sampaio
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário