one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Reprodução / The Jazz Singer

Compartilhar:

Primeiro longa-metragem falado estreou há 88 anos

Criado em 06/10/15 11h16 e atualizado em 06/10/15 11h22
Por Apresentação José Carlos Andrade

jazz-singer-1.jpg
Creative Commons - CC BY 3.0 - jazz-singer-1.jpg

Reprodução / The Jazz Singer

O filme “The Jazz Singer”, em português “O Cantor de Jazz”, estreou no dia 6 de outubro de 1927. O musical norte-americano é considerado o primeiro longa-metragem com falas e canto sincronizados com um disco de acetato.
 
A partir daí, os filmes mudos passaram a ser totalmente substituídos por produções com diálogos, que se tornaram a grande novidade. O ator principal é o músico Al Jolson, famoso na época, foi o primeiro a falar e cantar em um filme. A voz de Jolson foi gravada junto com a trilha sonora.

Ouça o programa "História Hoje"
 
Mesmo antes de “O Cantor de Jazz”, já existiam filmes falados e cantados no cinema, mas nessas projeções os atores e atrizes falavam escondidos atrás da tela, como se fosse uma dublagem.
 
Já muitos pianistas, ficavam à frente do público improvisando enquanto a projeção seguia.
 
Por isso, a obra é considerada a primeira em que o som era gravado, apesar de estar separado da película e tocando em um disco.
 
Dirigido por Alan Crosland, foi produzido pela Warner Bros com o sistema sonoro vitaphone, lançado um ano antes, em 1926.
 
O longa não é completamente falado e traz ainda cenas mudas. O filme contava a história de um garoto judeu que queria ser cantor, mas enfrenta oposição da família.
 
A voz de Jolson ecoando pela sala de exibição encantou plateias de todo o mundo e fez tanto sucesso que ajudou a salvar a Warner Bros da falência.
 
A experiência pioneira, apesar de precária, foi essencial para impulsionar a transição do cinema mudo para o falado.
 
“O Cantor de Jazz” foi indicado ao Oscar por melhor roteiro adaptado, mas levou apenas uma estatueta especial pelo pioneirismo na produção de filme falado.
 
Há quem diga que ele não levou o prêmio de melhor filme porque os produtores dos outros estúdios alegavam que era concorrência desleal com os filmes mudos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário