one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Romaria em Belém leva imagem de Nossa Senhora a Marituba e Ananindeua

Criado em 09/10/15 10h03 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Ariane Póvoa - Enviada Especial da EBC Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu hoje (9), às 8h, da Basílica Santuário em direção aos municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana de Belém. O traslado é a primeira das seis romarias deste fim de semana.

Sob fogos e aplausos, a imagem da virgem foi colocada em um andor instalado em um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A paraense Maria Liduína do Nascimento, de 63 anos, diz que estar no Círio é uma forma de agradecer e homenagear a virgem de Nazaré.

“Eu tive uma queda no ano passado e fraturei a coluna. Os médicos queriam me operar e disseram que eu não iria mais andar. Eu pedi a Nossa Senhora para não deixar que isso acontecesse. E aqui estou, andando e com muita saúde”, conta Maria Liduína.

O percurso passa pelas avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso e pela BR-316. Depois segue pelos bairros Cidade Nova, Paar e Icuí, em Ananindeua. Logo após, a imagem peregrina segue para Marituba. O ponto final da romaria é novamente Ananindeua, na igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.

No local, a imagem ficará em um palanque, onde vai passar a noite em vigília, até a saída da Romaria Rodoviária, neste sábado (10), às 5h30.

Este ano, o traslado para Ananindeua e Marituba teve redução de 10 quilômetros (km). Até o ano passado, a imagem percorria 55 km e agora serão 45, segundo informações da PRF.

A rota anterior, de acordo com a polícia, passava desnecessariamente várias vezes pelo mesmo lugar. Com o novo percurso, a expectativa é reduzir o tempo da romaria em até duas horas.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Pará e a diretoria da festa estimam que neste ano a procissão chegue à Igreja Matriz de Ananindeua por volta das 19h.

Esta é a 25ª vez que a PRF conduz a imagem de Nossa Senhora durante o Círio de Nazaré e nas romarias que antecedem a grande procissão.

De acordo com a corporação, em 2015 o esquema de segurança é composto por 112 policiais, 25 viaturas, 30 motocicletas, duas ambulâncias e um helicóptero.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário