one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Compartilhar:

Festival Panorama traz ao Rio os novos rumos da dança contemporânea

Criado em 01/11/15 11h17 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Paulo Virgílio Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Até o dia 15 de novembro, os novos caminhos da dança tomam conta de 12 espaços do Rio de Janeiro, espalhados pelo centro e pelas zonas sul, norte e oeste da cidade. É a 24ª edição do Festival Panorama, que desta vez traz em sua programação dez atrações nacionais e 11 estrangeiras, de oito países, que fazem do evento um dos mais importantes da América Latina nas chamadas artes do corpo.

Além dos espetáculos de dança e performance, o Panorama, maior evento de artes do corpo, dança e performance no Brasil e um dos mais importantes da América Latina, oferece ao público palestras, oficinas e outras atividades que ampliam o conhecimento sobre as diversas linguagens que se destacam na cena contemporânea mundial. Toda a programação tem preços de até R$ 30, ou entrada franca, como é o caso das apresentações nas praças e parques da cidade.

Sempre com uma proposta temática, o festival investiga nesta edição a relação da dança com o texto e com a passagem do tempo. “Reunimos na programação deste ano um conjunto de artistas e obras que nos colocam diante da potência do corpo como arena de resolução, ou pelo menos de conciliação dos muitos discursos conflitantes no mundo. E obras que nos obrigam a desacelerar e rever nossa relação com o tempo e com a paisagem”, explica sobre o tema a curadora Nayse López.

Desde a edição de 2010, o Panorama vem se abrindo para outras linguagens, sem deixar de lado seu foco nas artes cênicas. O evento foi aberto na tarde desta sexta-feira (30) com três apresentações, no Oi Futuro Flamengo, de Sensescapes, da sérvia Dalija Acin Thelander, uma proposta de experiência coreográfica, interativa e multissensorial para bebês entre 3 e 18 meses de idade e seus cuidadores.

Trata-se de uma instalação, formada por elementos visuais , táteis e sonoros, projetada para desafiar as concepções habituais de estética daqueles que ainda estão dando seus primeiros passos. As sessões de sexta-feira foram restritas aos participantes do programa educativo que o festival mantém desde 2008 para profissionais de várias áreas de atuação, mas hoje (1º) Sensescapes pode ser visto pelo público em geral, no mesmo Oi Futuro.

A programação ganha ritmo a partir deste fim de semana. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, o Coletivo em Silêncio apresenta hoje a inédita Poros. O trabalho, iniciado em 2011 com a pesquisa e prática do grupo com presos no Rio de Janeiro, teve sua origem no tema Cárceres Corpóreos e seus desdobramentos políticos e estéticos.

Poros é um dos quatro novos espetáculos produzidos por coreógrafos cariocas que fazem sua estreia no Panorama 2015. “O festival é inscrito na cidade do Rio e dialoga constantemente com ela e suas transformações. O Panorama é mais que um festival, é construído como um percurso carioca, que cruza suas zonas e paisagens”, diz Nayse López.

Entre os destaques nacionais, estão dois espetáculos de uma das mais renomadas companhias brasileiras, o Grupo Cena 11 Cia. de Dança, de Florianópolis, com o tema Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 corpos  e Colônia - mobilidade emergente de autonomia coletiva. Este último, que terá apresentações ao ar livre na Cinelândia, no Campo de Santana (centro) e no Parque Madureira, na zona norte, busca uma investigação sobre a mobilidade, feita com performers selecionados através de convocatória.

Uma das  atrações internacionais é HA!, criação da coreógrafa e performer marroquina Bouchra Ouizguen e sua companhia Cie. O, composta de cantoras de meia-idade - vocalistas de cabarés desprezadas pela sociedade marroquina.  O trabalho reúne canto, dança e rituais místicos e tem como inspiração a obra do poeta e místico persa Jalal ad-Din Rumi (1207-1273), que fundou a ordem dos Dervixes Rodopiantes.

A partir desta edição, a Sala Cecília Meireles, reaberta no início do ano após uma longa reforma, integra a programação do festival. Lá, no dia 6, às 19h, o alemão Raimund Hoghe apresenta o seu solo An Evening with Judy.  Hoghe, que durante dez anos trabalhou como dramaturgo para a célebre coreógrafa Pina Bausch (1940-2009), teve como ponto de partida para a obra a cantora e atriz americana Judy Garland (1922-1969) e o vasto repertório musical da estrela.

A agenda de workshops, residências, oficinas e debates começa neste domingo, quando a Escola de Artes Visuais do Parque Lage recebe duas mesas de debates mediadas pela crítica de dança e teórica Helena Katz. Haverá ainda atividades no Centro de Artes da Maré, no Circo Crescer e Viver, na Cidade Nova, no Centro, e na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre outros espaços culturais. A programação completa de espetáculos e demais eventos está disponível no site do evento.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário