one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A escritora Carolina Maria de Jesus é tema de exposição no Museu Afro Brasil

Imagem: Arquivo

Compartilhar:

Museu Afro Brasil homenageia Carolina Maria de Jesus

Criado em 06/11/15 12h26 e atualizado em 06/11/15 13h06
Por Repórter Brasil Fonte:TV Brasil

Mulher, negra, migrante, catadora de lixo e escritora, a mineira Carolina Maria de Jesus é homenageada com exposição no Museu Afro Brasil em São Paulo. Com seu livro "Quarto de Despejo" em que retratou a vida na antiga favela do Canindé, Carolina chegou a superar Jorge Amado em venda de livros.

"Há uma mudança radical, não na compreensão da Carolina sobre o seu lugar nesse mundo mas sobre a forma como olham pra ela", conta  Tiago Gualberto, pesquisador e artista plástico, sobre a trajetória e Carolina e catadora de lixo a escritora reconhecida. 

Assista a matéria do Repórter Brasil:

 

Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914 em Sacramento, no interior de Minas. Chegou em São Paulo em 1947. Entre suas inúmeras mudanças, passou a morar na favela do Canindé, próximo ao estádio da Portuguesa.Foi lá que virou personagem de uma reportagem da extinta Folha da Noite, assinada pelo jornalista Audálio Dantas.

Carolina lhe falou do livro que estava escrevendo e levou Audálio até seu barraco onde mostrou os cadernos com seus escritos. Um deles registrava, na forma de diário, os acontecimentos na favela a partir de 15/7/1955. O repórter gostou do que leu e publicou alguns trechos no jornal. Com a grande repercussão, o diário foi publicado como o livro "Quarto de Despejo", que chegou a ser traduzido para três idiomas. 

A escritora publicou mais três livros: "Casa de Alvenaria", "Pedaços de Fome" e "Provérbios". Carolina morreu em 1977 em decorrência de uma crise de asma. Sua última publicação "Diário de Bitita" foi publicada postumamente na França em 1982, e chegou ao Brasil quatro anos depois.

Carolina Maria de Jesus dá nome à Biblioteca do Museu Afro Brasil, com um acervo de 10 mil itens formado por uma coleção especializada em escravidão, tráfico de escravos, abolição da escravatura, da América Latina, Caribe e Estados Unidos. Parte do acervo está disponível online, com possibilidade de download de alguns intens.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário