one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto revitaliza áreas de lixões em SP com grafite e ações culturais

Criado em 29/11/15 18h47 e atualizado em 07/07/16 14h25
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Wellton Máximo Fonte:Agência Brasil

A forte e intermitente chuva deste domingo (29) não impediu a realização de um evento que celebra o fim de um ponto “viciado” de lixo na entrada da Favela do Boqueirão, no Ipiranga, em São Paulo. A ação é parte do projeto Nosso Espaço Limpo: Graffite x Lixo, promovida pelo coletivo cultural Cenário Urbano, que usa a arte de rua para revitalizar antigos pontos que eram utilizados pelos moradores locais para descarte irregular de lixo.

Este foi o quinto evento realizado pelo coletivo. Música, tendas de poesia e de contação de histórias, espaço para brincadeiras tradicionais como amarelinha e até um espaço para que voluntárias fizessem trancinhas com linhas coloridas nos cabelos das crianças tomaram conta do local. A grande atração, no entanto, foi a pintura dos muros do antigo lixão por diversos grafiteiros, embora o trabalho não tenha sido concluído por causa da chuva.

“Não consegui terminar ainda por causa da chuva, mas é o terceiro evento em que venho. É importante [um evento como esse] para fortalecer as periferias e os jovens”, disse Daniel Rodriguez, um dos artistas convidados para o evento que trabalha com grafite há 13 anos. Ele estava pintando figuras femininas que representam, segundo ele, o transtorno bipolar, uma das marcas de seu trabalho.

Segundo André da Silva França, artista e um dos organizadores do evento, o projeto pretende levar consciência ambiental aos moradores por meio da arte. A etapa inicial do projeto foi buscar ajuda da prefeitura para retirar todo o lixo do local. “Havia uma grande reclamação da população [da Favela do Boqueirão] sobre o lixo. Escolhemos esse ponto porque aqui era necessário. Jogavam sacos, sofás velhos, móveis. Paravam de carro para jogar lixo aqui. A reclamação era grande. Com a retirada do lixo, veio o nosso coletivo para revitalizar o espaço”, disse.

“Hoje estamos focados na consciência ambiental. A limpeza, a arte, o grafite, a música, a poesia e a literatura, tudo isso que você está vendo, a comunidade está curtindo apesar do dia de chuva. A partir deste momento, esse espaço passará a ser um ponto de cultura”, acrescentou França.

Além das ações culturais, a comunidade foi alertada sobre os riscos do lixo para a saúde e conscientizada sobre o descarte correto. “Quando falamos em pontos viciados de lixo é porque é um costume. A partir do momento em que as pessoas passarem a ver crianças brincando [no local] e um grafite bonito, elas terão consciência de não jogar mais lixo aqui”, explicou França.

Segundo o artista, as caçambas que estimulavam os moradores a jogar lixo no local foram retiradas para prevenir a volta do descarte irregular. “Cada morador consegue amarrar o seu saquinho, guardá-lo dentro da sua casa e dar para o coletor ou para o caminhão de lixo no dia certo. Um dos problemas do lixo, percebemos, eram as caçambas [que ficavam no local]. Então tiramos as caçambas, fizemos amarelinhas e revitalizamos a área”, acrescentou.

De acordo com França, as ações educativas e culturais tiveram efeito permanente. Ele disse que, em todos os eventos feitos anteriormente pelo coletivo, nenhum voltou a tornar-se ponto de lixo novamente. “Depois de um ano, não tem nenhum lixo [nesses locais]”, destacou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário