Compartilhar:
Revista do Cinema Brasileiro entrevista diretor do documentário Orestes
Criado em 05/11/15 17h21
e atualizado em 05/11/15 17h44
Por Revista do Cinema Brasileiro
Fonte:TV Brasil
Brasília - Reportagem do Revista do Cinema Brasileiro da TV Brasilmostra detalhes do documentário Orestes, a verdade simulada, sobre o lado teatral de um julgamento. Em entrevista ao programa, o diretor Rodrigo Siqueira conta que a ideia foi repetir no cinema uma atividade muito comum nos cursos de Direito: o júri simulado.
"Na primeira sinopse do filme eu falei que o filme talvez abordasse as heranças da ditadura, durante o processo eu percebi que o filme na verdade estava abordando as presenças da ditadura", conta o diretor.
Assista na íntegra:
Na abertura do programa, o espectador conhece osbastidores de filmagem do longa O Homem Livre. O filme mostra que sair da cadeia é uma oportunidade de redenção, mas também pode ser a continuação de um longo pesadelo se as sombras do passado voltam para assombrar o presente.
A equipe de reportagem entrevistou o diretor, Álvaro Furloni, o produtor, Alexandre Sivollela e os atores Armando Babaioff, Flavio Bauraqui e Marcio Vito. No estúdio, Natália Lage recebe o colorista Fábio Souza para uma entrevista. Ele tem mais de 80 filmes no currículo, entre os quais Cazuza, Faroeste Caboclo e Meu passado me condena.
Na sequência, o Revista do Cinema Brasileiro traz uma matéria sobre animação, realizada no estúdio Leo Ribeiro. O próprio Leo explica as diferentes maneiras de se produzir animações, que podem ser feitas a partir de um traço simples em uma folha de acetato até um personagem 3D na tela do computador.
O longa Regina, uma antropóloga, de Noilton Nunes, narra a história de amor entre um cineasta e uma antropóloga. O filme nasceu do encontro amoroso real entre o diretor do documentário e a professora Regina Abreu. No final do programa, o público confere um dos micrometragens finalistas do Festival Celucine.
Direção: Marco Altman
Apresentação: Natália Lage
Roteiro: Pedro Salomão
Produção: Andrea Barros
Deixe seu comentário