one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil

Compartilhar:

Confira cinco atrações imperdíveis do Museu do Amanhã

Criado em 18/12/15 18h06 e atualizado em 18/12/15 21h57
Por Marília Arrigoni Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Depois de quatro anos, as portas do Museu do Amanhã são abertas neste sábado, 19 de dezembro, no Rio de Janeiro. Debruçado na Baía da Guanabara, o monumento é mais uma obra que simboliza a revitalização da região portuária da cidade.

 

Mais do que um museu de ciências, o lugar reúne informações, jogos e stividades interativas, sensoriais, reflexivas e instigantes. O Portal EBC selecionou cinco atrações imperdíveis do espaço que se propõe a examinar o passado, apresentar tendências do presente e explorar cenários possíveis para os próximos 50 anos. Confira:

1) Vista e arquitetura

 

Antes mesmo de iniciar a visitação científica, o cenário natural da Baía da Guanabara que envolve o novo museu, a nova Praça Mauá e seu entorno, além da arquitetura ousada do espanhol Santiago Calatrava já fazem valer a visita. Quem está nos fundos do museu confere essa vista: 

 

 

 

Já da Praça Mauá, o museu pode ser visto assim: 

 

 

2) Portal Cósmico

 

Um grande globo que projeta imagens em 360 graus envolve o visitante logo no início do percurso. Por oito minutos, as pessoas passeiam por galáxias, células, estádios de futebol, e podem observar o surgimento da Terra e o desenvolvimento do pensamento. Alguns trechos do vídeo foram gravados por óculos de realidade virtual, que dão a verossimilhança nas imagens:

3) Antropoceno

 

Os seis totens de 10 metros de altura dispostos em círculo transmitem vídeos e informações que fazem até os menos questionadores refletirem sobre as atividades e atitudes humanas e os impactos de tudo isso até agora.

Antropoceno: o impacto da ação do homem no planeta e seu poder como força geológica.

4) Jogos

 

As reflexões continuam com os jogos interativos, como o que questiona: “quantos planetas seriam necessários para sustentar a humanidade, se todos tivessem o seu padrão de consumo?”. Ou que tal simular uma civilização virtual em que jogadores devem controlar os recursos disponíveis para manter a sustentabilidade?

5) Perguntas provocativas e informações

 

A exposição permanente tem as seguintes questões que são seus fios-condutores: “De onde viemos?”, “Quem somos?”, “Onde estamos?”, “Para onde vamos?”, “Como queremos ir?”. Além delas, ao longo de todo o espaço, perguntas como “estamos sozinhos no universo?”, “como democratizar o acesso a órgãos artificiais?” e informações sobre o planeta instigam os visitantes.

 

O Museu do Amanhã abre a partir deste sábado, e funcionará de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada para as exposições às 17h. O café, restaurante e a loja do local também funcionam de terça a domingo, das 10h às 18h. Às segundas, o Museu e suas dependências serão fechados. Os ingressos terão valor de R$ 10, e R$ 5 para meia-entrada. Às terças-feiras a entrada será gratuita.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário