one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Exposição homenageia o centenário do intelectual múltiplo Antonio Houaiss

Criado em 01/12/15 23h05 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgílio -Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Cesar Bellez Wamburg Fonte:Agência Brasil


Mais conhecido do público pelo dicionário que leva o seu nome, o filólogo, diplomata e professor Antonio Houaiss (1915-1999) foi um dos principais intelectuais brasileiros do século 20. Carioca, filho de imigrantes libaneses, toda a sua formação, da escola  à universidade, foi no ensino público, e Houaiss se destacou em diversas áreas, chegando a exercer o cargo de ministro da Cultura, durante 11 meses, no governo Itamar Franco, em 1993.

Para homenagear o centenário do multifacetado intelectual, a Biblioteca Nacional apresenta em sua sede, no centro do Rio, a exposição Antonio Houaiss – Singular, Plural. A mostra reúne fotos, objetos pessoais e vasta documentação sobre o também membro, desde 1971, da Academia Brasileira de Letras (ABL), instituição que presidiu em 1996 e na qual se dedicou a uma de suas mais importantes contribuições ao país, a elaboração do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

“A nossa grande preocupação foi justamente a de revelar as diversas facetas  do Houaiss, um intelectual múltiplo, que atuou em muitas áreas de interesse”, explica Helena Severo, responsável pelo projeto curatorial da exposição, juntamente com Maria Eduarda Marques. A iconografia da mostra está apoiada em textos dos acadêmicos Eduardo Portella e Evanildo Bechara, do diplomata Marcos Azambuja, do professor Roberto Amaral e de Reinado Paes Barreto, que integrou com Houaiss a confraria Companheiros da Boa Mesa, pois a gastronomia era uma das facetas do filólogo.

“Destacamos também o militante político que Houaiss foi. Um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ele foi um dos primeiros cassados pelo regime militar”, conta ainda Helena Severo. A ditadura recém-instalada em 1964 aposentou o diplomata e suspendeu os seus direitos políticos por dez anos.

Afastado da carreira diplomática, onde ingressou por concurso em 1945 e na qual exerceu importantes funções, Houaiss organizou duas grandes enciclopédias, a Delta-Larousse e a Mirador, e traduziu diversos livros, entre eles a obra-prima Ulysses, do romancista irlandês James Joyce.

A partir de 1986, iniciou seu mais ambicioso projeto, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, em colaboração com Mauro Villar. Considerado a mais completa obra do gênero, o dicionário só foi concluído após a morte de Houaiss pela equipe chefiada por Villar.

Segundo Helena Severo, a maior parte do material exibido na mostra veio do Centro de Estudos Latino-americanos (Cebela), guardião do acervo pessoal de Houaiss. “Ele não teve filhos e era viúvo quando morreu. Mas também recorremos a outras fontes, como os arquivos de imagens do Jornal do Brasil, da Folha de S. Paulo e da Academia Brasileira de Letras”, diz a curadora.

A exposição Antonio Houaiss – Singular, Plural fica em cartaz até 31 de março de 2016 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 11h às 14h. A entrada é franca e a Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, 219, na Cinelândia, centro do Rio.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário