X

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Reprodução/Youtube

Compartilhar:

Aos 13 anos, menino cria no Youtube série sobre personalidades negras brasileiras

Criado em 06/01/16 12h13 e atualizado em 06/01/16 12h32
Por Portal EBC Fonte:TV Brasil

Depois de assistir à peça O Topo da Montanha, protagonizada pelos atores Lázaro Ramos e Taís Araújo, Pedro Henrique Côrtes teve a ideia de usar o seu canal no Youtube para produzir a série "Meus heróis negros brasileiros", com conteúdo abordando a história de grandes homens e mulheres negros. A estreia foi feita no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com um vídeo sobre Zumbi dos Palmares.

O jovem de 13 anos usa uma linguagem descontraída para falar sobre a diversidade étnica de forma educativa. "O racismo foi um assunto que sempre me incomodou (...). Eu queria fazer alguma coisa, não podia ficar parado", afirma Pedro Henrique.

Apesar de o Brasil ter, desde 2003, a lei número 10.639, que obriga o ensino nas escolas da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, ainda á pouca disseminação do tema entre os jovens. "Geralmente nesse espaço a gnete fala muito pouco sobre a nossa história, memória e ancestralidade", afirma Denna Hill, integrante do Coletivo Manifesto Crespo. Seundo ela, a interne e os sites como o Youtube são bons caminhos para estimular o debate, como tem feito Pedro Henrique.

Assista abaixo à reportagem do Repórter Brasil:

Assista ao primeiro vídeo que Pedro Henrique fez para a Série, sobre Zumbi dos Palmares:

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário