X

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Há 388 anos nascia o criador dos "contos de fada", Charles Perrault

Criado em 12/01/16 09h40 e atualizado em 13/01/16 01h34
Por Portal EBC

Charles Perrault
Creative Commons - CC BY 3.0 - Charles Perrault

Charles Le Brun

Contemporâneo de La Fontaine, que se tornou conhecido por suas fábulas publicadas em 1668, Charles Perrault escritor e poeta francês que criou o gênero literário que viria a ser conhecido como “contos de fada” nasceu em 12 de janeiro de 1628 e completaria 388 anos nesta terça-feira (12).

Membro da alta burguesia, Perrault se tornou mundialmente conhecido por criar uma literatura popular que agradou tanto a crianças quanto adultos. Após trabalhar como advogado e superintendente de construções resolveu se dedicar à educação dos filhos.

Começou então a registrar histórias da tradição oral que sua mãe havia lhe contato ao pé da Lareira e próximo dos 70 anos publicou-os em um livro que ficou conhecido como “contos da mamãe gansa”, coletânea de oito histórias que falam de princesas, bruxas e fadas como “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”, entre outros títulos. 

A primeira edição foi publicada em onze de janeiro de 1697 com o nome de “Histórias ou contos do tempo passado com moralidades” e era chamado de “Contos da Velha” e “Contos da Cegonha”.

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário