one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Há 388 anos nascia o criador dos "contos de fada", Charles Perrault

Criado em 12/01/16 09h40 e atualizado em 13/01/16 01h34
Por Portal EBC

Charles Perrault
Creative Commons - CC BY 3.0 - Charles Perrault

Charles Le Brun

Contemporâneo de La Fontaine, que se tornou conhecido por suas fábulas publicadas em 1668, Charles Perrault escritor e poeta francês que criou o gênero literário que viria a ser conhecido como “contos de fada” nasceu em 12 de janeiro de 1628 e completaria 388 anos nesta terça-feira (12).

Membro da alta burguesia, Perrault se tornou mundialmente conhecido por criar uma literatura popular que agradou tanto a crianças quanto adultos. Após trabalhar como advogado e superintendente de construções resolveu se dedicar à educação dos filhos.

Começou então a registrar histórias da tradição oral que sua mãe havia lhe contato ao pé da Lareira e próximo dos 70 anos publicou-os em um livro que ficou conhecido como “contos da mamãe gansa”, coletânea de oito histórias que falam de princesas, bruxas e fadas como “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”, entre outros títulos. 

A primeira edição foi publicada em onze de janeiro de 1697 com o nome de “Histórias ou contos do tempo passado com moralidades” e era chamado de “Contos da Velha” e “Contos da Cegonha”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário