one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Totens interativos apontam influências da língua portuguesa

Imagem: Ana Paula Hirama/Flickr/CC

Compartilhar:

Parlamento de Portugal pretende ajudar a reconstruir Museu da Língua Portuguesa

Criado em 07/01/16 14h39 e atualizado em 07/01/16 14h44
Por Portal EBC*

O parlamento de Portugal se mostrou disposto a colaborar, "nas medidas das capacidades", com a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, que teve suas instalações destruídas por um incêndio no dia 21 de dezembro.

Por meio da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, o Parlamento emitiu uma deliberação, aprovada por unanimidade, em que afirma que, desde a sua inauguração, em 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa transformou-se "numa referência fundamental" na lusofonia. Os deputados acreditam que a medida exalta a "a união em torno da expressão em língua portuguesa no mundo". O documento será enviado, por via diplomática, às autoridades brasileiras.

Segundo a posição dos parlamentares, o papel que o espaço exercia há quase 10 anos era essencial para a valorização, promoção e difusão da língua portuguesa. Para eles, o museu foi bem sucedido ao "inovar no plano da divulgação de conteúdos baseadas na utilização das novas tecnologias de informação, com recursos interativos que em muito contribuíram para a assinalável e permanente adesão de milhões de visitantes interessados no conhecimento do universo da língua e das culturas que se exprimem em português".

Desde 2006, o Museu da Língua Portuguesa havia recebido mais de três milhões de visitantes.

Após o incêndio, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu que o espaço será reconstruído e que o acervo, por ser digital, foi preservado e tem cópias das obras guardadas.

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa
Incêndio destruiu o Museu da Língua Portuguesa. Foto: Bombeiros do Estado de São Paulo

O museu está localizado no prédio histórico da Estação da Luz, na área central da cidade de São Paulo, e tem por objetivo valorizar e difundir a língua portuguesa. Por isso, é também conhecido por Estação Luz da Nossa Língua.

*Com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário