one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Compartilhar:

De norte a sul do país: conheça histórias do carnaval

Criado em 09/02/16 10h23 e atualizado em 10/02/16 15h57
Por Ana Elisa Santana* Fonte:Portal EBC

Seja pulando no bloco ou atrás do equipamento de som: no carnaval, todos têm um papel para fazer com que a festa se torne um momento único, diferente e melhor a cada ano. Conheça algumas histórias de pessoas, escolas de samba e blocos de rua que, de norte a sul do país, fazem a diferença nos carnavais de suas cidades:

Rio de Janeiro (RJ)

Em meio a um dos maiores carnavais do país no Rio de Janeiro, há carnavalescos e artistas que acabam se tornando famosos devido trabalho que desenvolvem nos dias de folia. Mas se não fossem os integrantes das comunidades, nada da grandeza dos desfiles das escolas de samba seria possível. Um desses foliões é dona Ivete Rocha: foliã há mais de 40 anos, ela não abriu mão de pisar na passarela nem mesmo quando esteve grávida pela primeira vez, e por causa disso seu filho quase nasceu em meio ao pulsar da bateria e alegria das passistas.

"O momento em que esqueço de tudo é quando estou entrando e passo por aquela avenida gigantesta, que fica pequenininha quando a gente entra", afirma Ivete Rocha.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Cultura e você de carnaval - Rio de Janeiro

Olinda (PE)

O Bloco Enquanto isso na sala de Justiça há anos ganha as ruas de Olinda com centenas de foliões fantasiados de super heróis. Mas o que acontece quando um enfermeiro veterinário que se parece com o cantor Nando Reis resolve se fantasiar de Super Homem? Surge um personagem que há 17 anos está entre os mais conhecidos do canaval pernambucano: O super Nando Reis. conheça as histórias desse super-herói inusitado:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Cultura e você de carnaval - Pernambuco
Super Nando Reis
Super Nando Reis. Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

Fortaleza (CE)

As fantasias inusitadas também são caracterítica do biólogo Thieres Pinto, que em todo carnaval abre mão de seu trabalho sério para cair na folia incorporando diferentes personagens. Nascido em meio à folia do Momo, em fevereiro de 1980, ele se sente parte da festa: "carnaval é uma festa que não é individualista; as pessoas compartilham alegria... você é parte da multidão e tudo aquilo passa por você; é uma energia diferente, dá outro ânimo às pessoas", afirma.

O folião Thieres Pinto sempre capricha na fantasia para o carnaval em Fortaleza
O folião Thieres Pinto sempre capricha na fantasia para o carnaval em Fortaleza. Foto: Arquivo pessoal

 

Belém (PA)

Performance é a palavra de ordem na folia paraense que acontece na Noite Suja, bloco em que Drag Queens, Drag Kings e muitos foliões se divertem em Belém do Pará. O cortejo é acompanhado de vários videomapings: superprojeções nas casas que dão o tom especial do bloco e da folia. Tudo isso é ideia do Mateus Aguiar, produtor do bloco, que produz essa festa: "eu estou descobrindo o carnaval, porque sou artista visual e vejo que tudo está interligado". Conheça a história:

Creative Commons - CC BY 3.0Cultura e você de carnaval - Pará
Performance é a palavra de ordem na Noite Suja
Performance é a palavra de ordem na Noite Suja. Foto: Divulgação


Porto Velho (RO)

Está enganado que pensa que a região Norte do Brasil tem menos carnaval do que o restante do país. Para fazer sua própria folia, um grupo de amigos se reuniu em 1981 e criou a Banda do vai quem quer. Hoje, todos os anos o bloco - que se tornou o maior da região norte - reúne centenas de fãs e tem até museu. "Continuamos mantendo a tradição de tocar frevos, marchinhas e sambas-enredo", afirma Siça Andrade, presidente da Banda que herdou o posto de seu pai, fundador do bloco.

Creative Commons - CC BY 3.0Cultura e você de carnaval - Rondônia
Músicos da Banda do Vai quem quer - Porto Velho, Rondônia
Músicos da Banda do Vai quem quer - Porto Velho, Rondônia. Foto: Facebook/Divulgação

Manaus (AM)

Em 2011, amigos que formavam três bandas se uniram para dar um jeito no carnaval que andava sem muitas opçoes para se divertir. Nasceu assim o Bloco do Cauxi Eletrizado, que vem crescendo a cada ano e é organizado por apaixonados pela folia. "A gente faz um carnaval super inspirado, alegre e muito divertido", afirma Agenor Vasconcelos, da banda Alaíde Negão.

Creative Commons - CC BY 3.0Cultura e você de carnaval - Amazonas


Brasília (DF)

Bloco Babydoll de Nylon em Brasília
Bloco Babydoll de Nylon em Brasília

 

O menor, o mais ridículo e o menos promissor bloco de carnaval de Brasília era uma descrição nada ambiciosa que não deu muito certo: atualmente, o Babydoll de Nylon é um dos blocos que mais arrasta foliões brasilienses nos sábados de carnaval. Saiba como nasceu este bloco, que conquistou a capital com uma única música:

Babydoll de nylon combina com você!

Creative Commons - CC BY 3.0Cultura e você de carnaval - Distrito Federal

Porto Alegre (RS)

Bloco Maria do Bairro, Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Bloco Maria do Bairro, Porto Alegre - Rio Grande do Sul. Foto: Bloco Maria do Bairro/Facebook/Divulgação

A distância de Porto Alegre em relação aos maiores "polos" do carnaval não impede que os gaúchos saiam às ruas para aproveitar os dias de folia. Há 10 anos, um grupo de amigos amantes da arte se reuniu e deu vida ao Maria do Bairro, que hoje reúne em torno de 20 mil pessoas. "A gente tem um carnaval efervecente, a cada ano aumenta o número de blocos", afirma Mitinho Talavera, que faz parte da organização do bloco.

Creative Commons - CC BY 3.0Cultura e você de carnaval - Rio Grande do Sul

*Colaboraram Morillo Carvalho, Edwirges Nogueira, Bel Pereira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário