one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Descendentes de italianos vivem como os primeiros imigrantes no Sul do país

Imagem: Divulgação/Caminhos da Reportagem

Compartilhar:

Imigração italiana foi tema do Caminhos da Reportagem

Criado em 13/02/16 13h21 e atualizado em 13/02/16 13h27
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil

Eles vieram em busca da “cocanha” – fartura –, fugindo da fome e da falta de trabalho na Itália de 1875. Deixaram os vários “países”  – cidades italianas – para enfrentar a dureza da vida no campo no Sul do Brasil, onde eram proibidos de falar o dialeto vêneto, a língua italiana do nordeste da Itália.

O Caminhos da Reportagem encontrou descendentes no Rio Grande do Sul que ainda vivem como os antepassados: produzindo vinhos, peças em cobre, alimentando-se de polenta e cantando músicas no dialeto de origem.

Em São Paulo, a imigração italiana se dividiu entre as lavouras de café e a indústria. Muitos sindicalistas, que vieram do partido anarquista italiano, tiveram que ir para o interior de São Paulo para sobreviver com o trabalho nos cafezais.

Bem diferente dos italianos que desbravaram o Sul do país ou tiveram que plantar café e criar galinhas no interior paulista, os imigrantes que chegaram na década de 40 vieram atrás de um A Casa de Vidro, feita na década de 50 pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi.

país moderno. Um país que construía Brasília, o edifício Itália e, com Lina e Pietro Bo Bardi, passaria a ter um modelo que até hoje é fonte de pesquisa arquitetônica: a casa de vidro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário