one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Oscar 2016 é marcado por discurso contra o racismo no cinema

Criado em 29/02/16 12h57 e atualizado em 29/02/16 13h32
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

A 88ª edição do Oscar, premiação considerada a mais importante do cinema, foi realizada na noite deste domingo (28/2) e teve boa parte da cerimônia conduzida com referências à campanha #OscarsSoWhite, que instigou o debate sobre a falta de negros entre os indicados após o diretor Spike Lee e o ator Will Smith anunciarem que não compareceriam ao evento deste ano, como forma de protesto.

O ator Chris Rock ocupou pela segunda vez o posto de apresentador da premiação, e logo na abertura fez um monólogo em que criticava a situação: "O que quero dizer é que não se trata de boicotar as coisas. O que a gente quer é oportunidade. Queremos que atores negros tenham as mesmas oportunidades. E só. Não só de vez em quando. Leo [DiCaprio] consegue um grande papel todo ano. Todos vocês conseguem grandes papéis o tempo todo. E os negros?", disse. Ao mesmo tempo em que criticaram as escolhas da Academia, as declarações ácidas do comediante deixaram muitos da plateia constrangidos.

"Todos vocês conseguem grandes papéis o tempo todo. E os negros?"

Chris Rock, apresentador do Oscar 2016

A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs, utilizou um momento da premiação para se retratar sobre o assunto. Em um rápido discurso, ela afirmou que a instituição precisa ser um reflexo da mudança na sociedade. "Nosso público é global e rico em diversidade, e todas as faces da nossa indústria deviam ser também. (...) A inclusão nos fará mais fortes", afirmou, convocando todos os presentes - que por serem indicados ou já terem concorrido em outros anos se tornam membros da Academia - a se manifestar neste sentido. "Não é suficiente apenas ouvir e concordar; nós devemos agir", alfinetou.

Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas
Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Foto: Aaron Poole/EPA/Agência Lusa

Anteriormente, Cheryl Boone Isaacs já havia se mostrado frustrada com as indicações deste ano: todos os 20 indicados a prêmios de atuação eram brancos. Em uma carta pública, ela afirmou que "esta é uma conversa difícil, mas importante, e é hora de grandes mudanças", anunciando que a instituição tomaria medidas drásticas para alterar a composição de seus membros.

Premiação

O filme "Mad Max" foi o que mais levou prêmios na noite, conquistando a estatueta em quase todas as categorias técnicas. "O Regresso" garantiu o Oscar de melhor fotografia, melhor direção para o mexicano Alejandro González Iñárritu, e melhor ator para Leonardo DiCaprio, que alcançou o feito com muita torcida em todo o mundo após cinco indicações anteriores.

Leonardo Di Caprio recebe o prêmio de melhor ator no Oscar 2016
Leonardo DiCaprio recebe o prêmio de melhor ator no Oscar 2016. Foto: Agência Lusa

"Spotlight", drama baseado na história real de investigação de um grupo jornalistas de Boston sobre casos de abuso a crianças por padres católicos, levou os prêmios de melhor filme e melhor roteiro original. A estatueta de melhor atriz foi para Brie Larson, de "O Quarto de Jack", e a premiação de melhor ator e atriz coadjuvantes ficou, respectivamente, com Mark Rylance, por "Ponte dos Espiões", e a sueca Alicia Vikander, de "A Garota Dinamarquesa".

O longa "O Menino e o Mundo" representou o Brasil no Oscar 2016, mas acabou perdendo o prêmio de melhor animação para "Divertida Mente", da Pixar. Na categoria de melhor animação em curta-meragem, o chileno Gabriel Osorio Vargas levou a estatueta para casa por "Bear Story". Ainda entre os não-americanos, venceram também "O Filho de Saul", da Hungria, coroado como melhor filme estrangeiro, e o documentário "Amy", sobre a cantora Amy Winehouse, produzido no Reino Unido.

A trilha sonora de "Os 8 Odiados", de Quentin Tarantino, foi eleita a melhor do ano, premiando o maestro Ennio Morricone, que se comoveu a agradecer pela estatueta e se tornar a pessoa mais idosa a receber um Oscar. O cantor Sam Smith surpreendeu ao vencer na categoria de melhor canção original com "Writing's on the Wall", composta para o filme "007 contra Spectre". A favorita era a cantora Lady Gaga, que concorria com a música "Til it happens to you", do documentário "Hunting Ground", e emocionou toda plateia ao fazer uma intensa apresentação ao piano, com a presença de pessoas que sofreram abuso em campi de universidades dos Estados Unidos.

Veja a lista completa dos premiados no Oscar 2016

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário