one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que você não pode perder no carnaval de Salvador

Criado em 05/02/16 12h22 e atualizado em 06/02/16 09h55
Por Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

"Ah, que bom, você chegou!
Bem-vindo a Salvador
Coração do Brasil
Vem, você vai conhecer
a cidade de Luz e prazer
correndo atrás de um trio" ♫

A capital baiana reúne milhões de foliões em uma festa que começa antes do feriado de carnaval e resiste bastante a se encerrar na quarta-feira de cinzas. Na cidade dos tambores afro, berço do axé e onde nasceu o trio elétrico, são muitas as opções para cair a folia, e o Portal EBC reuniu algumas das que consideramos imperdíveis para quem pretende aproveitar toda a energia e tradição de Salvador tem a oferecer:

Corra atrás de um trio elétrico!

Ao ver as mega estruturas dos trios elétricos atuais, é difícil imaginar que o primeiro deles, criado por Dodô e Osmar em 1950, era apenas um carro com amplificadores, que quebrou durante seu primeiro desfile e precisou ser empurrado pelos foliões. Hoje, muitos reclamam dos preços dos abadás para curtir a folia dentro das cordas, mas sempre há os foliões pipoca, que aproveitam a festa mesmo sem gastar dinheiro. Este ano, a cidade tem uma programação completa de trios sem corda; confira. Seja com seu abadá ou pulando na pipoca, não há para onde fugir: quem se dispõe a passar o carnaval em Salvador precisa estar preparado para a experiência única que é correr atrás de um trio. Não perca esta chance!

Vai ficar em casa? Assista à transmissão do carnaval de Salvador pela TV Brasil

Blocos Afro no Pelourinho

Antes de 1975, o carnaval de Salvador era dominado por marchinhas que ainda hoje são tradicionais no restante do país. Mas com o nascimento do Ilê Aiyê, começaram a ganhar espaço os blocos afro, que prezam pelo protagonismo negro na cidade em que a maioria da população é afrodescendente.

João Jorge Rodrigues, do Olodum é convidado do Espaço Público
Os instrumentos e as roupas dos integrantes do Olodum carregam as cores da bandeira da Etiópia

As fortes cores que remetem a países da África e o ritmo dos instrumentos de percussão, cujos tambores pulsam como corações, dão identidade a esses blocos que ainda hoje se apresentam especialmente no circuito Batatinha, que tem uma programação completa no Pelourinho. Entre os mais conhecidos está o Olodum, que já foi indicado, inclusive, a um prêmio Grammy Latino, e desfila também nos outros circuitos de Salvador. Os blocos Afro também desfilam em outros circuitos, como o Osmar (Campo Grande), mas se você quer conhecer um pouco mais a fundo essa tradição e sentir a energia dos tambores da Bahia, o Pelourinho é passagem obrigatória durante o carnaval.

Rádio Educadora FM de Salvador conta um pouco sobre a importância desses blocos para a população negra:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Blocos Afro são tradição no carnaval de Salvador - Rádio Educadora FM Salvador

Filhos de Gandhy

Quem vai ao carnaval de Salvador não esquece do clima de paz deixado na avenida após a passagem do afoxé Filhos de Gandhy. Com a filosofia inspirada nas mensagens de paz de Mahatma Gandhi, o grupo mistura a Índia com a religião africana e ganha as ruas de Salvador ao som do agogô, carregando sprays que deixam a avenida com aroma de alfazema. Muitos artistas participam do grupo, entre eles o cantor Gilberto Gil. 

Conheça mais sobre a história do afoxé na Rádio Educadora FM de Salvador:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Tradicional desfile dos Filhos de Gandhy pelas ruas de Salvador - Rádio Educativa FM

E como o Filhos de Gandhy é formado apenas por homens, há 37 anos foi criado o afoxé Filhas de Gandhy, que nasceu com o propósito de levar às ruas as esposas, amigas, namoradas dos homens do bloco tradicional. O conceito das Filhas de Gandhy hoje se transformou em participação ativa de mulheres engajadas política e artisticamente na defesa dos direitos da mulher.

Afoxé Filhas de Gandhy
Afoxé Filhas de Gandhy. Foto: Antonello Veneri/Facebook/Afoxé Filhas de Gandhy


Encontro de trios na Praça Castro Alves

A praça Castro Alves é do povo, como o céu é do avião 

Quem passa pelo circuito Osmar (Campo Grande), no centro de Salvador, aproveita a folia pulando por toda a Avenida Sete de Setembro, que termina na Praça Castro Alves. E é ali outro ponto da capital baiana que já foi palco de grandes encontros durante o carnaval.

Atualmente, a Praça tem uma programação especial, que acontece em todos os dias de folia. Mas é na terça-feira que a festa ganha ar especial: a despedida dos dias de festa acontece com o tradicional encontro de trios, que reúne artistas queridos do povo baiano. Esta parte da festa não faz parte da programação oficial do Carnaval de Salvador, mas já é tradicional e esperada pelos fãs do axé. Vale passar por lá para dizer um "até logo" ao carnaval.

Carnaval de Salvador - Circuito Osmar (Campo Grande)
Carnaval de Salvador - Circuito Osmar (Campo Grande). Foto: Tatiana Azeviche/Setur Bahia

Pôr do sol da Barra

Carnaval de Salvador - Concentração do Circuito Dodô no Farol da Barra
Carnaval de Salvador: concentração do Circuito Dodô no Farol da Barra. Foto: Vitor Brian/flickr/Turismo Bahia

É fato que para conhecer bem o carnaval de Salvador, você precisa passar pelos dois maiores circuitos do carnaval: Barra-Ondina (Dodô) e Campo Grande (Dodô). A praia da Barra é o ponto de concentração dos trios elétricos que desfilam no circuito Dodô, e o visual é uma vantagem a mais para quem resolve pular carnaval por lá. Como o circuito foi planejado para os desfiles, a avenida é mais larga - facilitando a vida dos foliões pipoca, que podem aproveitar a música dos trios sem tanto aperto quanto no circuito Osmar. E se você escolher algum trio com horário de saída próximo ao pôr do sol, ainda ganha de presente um visual daqueles. Não é a toa que o Farol da Barra é um dos cartões postais da Bahia. Imagine, então, aproveitar essa paisagem sentindo a brisa do mar e cantando com seu bloco preferido?

Polos Alternativos

A diversidade é o ponto forte do carnaval de Salvador. Independente se você gosta de axé, samba, rock, pop: existe uma festa que vai te agradar. Este ano, a novidade é o Beco das Cores, com programação dedicada a dar visibilidade ao público LGBT. A capital baiana também tem o Carnaval Rock, que este ano tem apresentação de 36 bandas, além do Terreiro do Samba, da Torre de DJs... é só escolher e se jogar na folia! 

Carnaval Salvador Pelourinho
Carnaval Salvador com bloco tradicional no Pelourinho

Confira a programação completa do Carnaval de Salvador

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário