one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Luara Oliveira/Divulgação

Compartilhar:

Shows e documentário marcam cinquentenário de Chico Science

Criado em 12/03/16 13h15 e atualizado em 12/03/16 16h45
Por Leandro Melito Fonte:Portal EBC

Neste domingo (13), um músico que inovou a mpusica brasileira na década de 90 e até hoje inspira artistas completaria 50 anos. O pernambucano Chico Science, um dos líderes do movimento manguebeat, morreu precocemente em um acidente de carro em Olinda (PE). Para celebrar sua vida e obra, 2016 terá uma série de lançamentos culturais.

Também em 2016 completam 20 anos do álbum Afrociberdelia, que consagrou Chico Science dentro e fora do Brasil. A banda Nação Zumbi, da qual Chico fazia parte, sai em uma série de shows pelo país para cantar novamente as faixas do álbum e homengear os 50 anos do artista.  

Inicialmente previsto para as comemorações do aniversário de Recife neste sábado (12), o primeiro show acontecerá em Salvador. A banda se apresentará na capital pernambucana apenas em maio. “Faremos o show de Recife em maio para termos mais tempo de fazê-lo caprichado, da maneira que tínhamos planejado e com convidados super especiais”, anunciou a Nação Zumbi por meio de um comunicado.

Veja o especial Chico Science 50 anos

As homenagens ao cinquentenário de Chico Science começaram ainda no Carnaval. Os blocos Siri na Lata e Galo da Madrugada homenagearam o “mangue boy”. Maior bloco de Pernambuco e já considerado o maior bloco do mundo pelo Guinness Book, o Galo dedicou o enredo desse ano ao artista: “Galo, Frevo e Manguebeat: Homenagem a Chico Science”. 

Ainda durante as festividades do carnaval, a filha de Chico, Louise França, que se apresenta como Lula Lira, participou pela primeira vez de uma apresentação da Nação Zumbi no Marco Zero de Recife. Ela abriu o show cantando a música “Monólogo ao pé do ouvido”, do disco “Da Lama ao Caos” (1994), e improvisou homenagens a Chico e ao movimento Ocupe Estelita.

Livro

Um livro que conta a rápida trajetória de Science no Nação Zumbi deve ser lançado ainda este ano. Em entrevista ao Portal EBC, Paulo André Pires, empresário que acompanhou a gravação dos dois discos que Chico Science gravou em vida: "Da Lama ao Caos" (1994) e "Afrociberdelia" (1996), afirmou que sua obra deverá se chamar "Inconformados". No livro, ele conta a história do Manguebeat, movimento cultural que surgiu no Recife e ganhou o mundo.

"Alguma coisa estava dizendo 'olha, corre e faz um monte porque não vai durar muito'. Pela quantidade de coisas que a gente conseguiu fazer, é como se a gente estivesse correndo contra o tempo... a gente não era nem um pouco conformado com essa situação", diz Paulo André.

Documentário

Na data em que Chico Science completaria 50 anos, será exibido pela primeira vez o documentário “Chico Science - Um Caranguejo Elétrico”. Dirigido pelo paulista José Eduardo Miglioli, com roteiro do jornalista pernambucano José Teles, autor do livro “Do frevo ao mangue” e “Meteoro Chico”, o filme é coproduzido pela RTV, Globofilmes e Globo Nordeste. 

Além  de relatos de pessoas próximas ao músico, o filme tem imagens da apresentação de Chico Science e Nação Zumbi no festival Central Park Summer Stade em 1995, durante a primeira turnê internacional da banda.

Por ocasião dos 20 anos dessa apresentação o Nação Zumbi foi convidado a se apresentar novamente no festival ano passado. Os registros em áudio em vídeo da apresentação de Chico Science e Nação Zumbi realizada mo festival em 1995 devem ser lançados oficialmente este ano, em CD e DVD.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário