one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Michael Schrempp/Flickr

Compartilhar:

Site disponibiliza áudios e partituras de compositores clássicos

Criado em 08/04/16 19h54 e atualizado em 07/07/16 14h14
Por Capes

Obras de grandes compositores clássicos, como Ludwig van Beethoven, Wolfgang A. Mozart, Benjamin Britten, John Cage, Amy Beach e Franz Schubert estão à disposição dos usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seja para fins de trabalho ou simplesmente por admiração, as bases de dados da Alexander Street Press podem ser úteis para profissionais de diversas áreas do conhecimento, entre elas Artes, Música, Filosofia e Teologia.

A plataforma contém cinco bibliotecas, que incluem diversos tipos de documentos, como textos, faixas de áudio, partituras, vídeos e imagens. Todos os materiais podem ser acessados separadamente pela opção "Buscar base", basta inserir no campo de busca o nome do banco de informações desejado: Classical Music Library, Classical Scores Library, Digital Karl Barth Library, Digital Library of Catholic Reformation ou Digital Library of Classic Protestant Texts.

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados. Saiba mais.

Música Clássica

A Classical Music Library e a Classical Scores Library são galerias que oferecem acesso a importantes manuscritos clássicos, permitindo o estudo e a análise dos dados, além da contemplação de melodias eruditas. Abrigam os primórdios da música (por exemplo, canto gregoriano) e os principais compositores contemporâneos da história. O conteúdo oferece amplo repertório de música vocal e coral, orquestra, solo, instrumental e ópera. Os usuários também podem encontrar obras de importantes gravadoras: Hyperion, Bridge Records, Sanctuary Classics, Artemis-Vanguard, Hänssler Classic, Vox, entre outras.

Bibliotecas Protestante e Católica

A Digital Karl Barth Library tem um vasto material para pesquisadores ligados à Teologia, pois abrange os trabalhos desse importante teólogo do século XX – Karl Barth. São 42 volumes compostos de escritos teológicos, cartas, sermões e pesquisas acadêmicas. Ainda podem ser encontrados 14 volumes da obra Kirchliche Dogmatik, além de documentos, palestras, cartas, sermões, entrevistas, fotografias digitalizadas e arquivos de áudio. Muitos livros e documentos estão disponíveis em edições traduzidas para o inglês.

A Digital Library of Classic Protestant Texts e a Digital Library of the Catholic Reformation têm seus acervos voltados para conteúdos de diversos autores que se dedicaram à história das reformas protestante e católica. Historiadores, teólogos, pesquisadores, políticos, sociólogos e demais estudiosos interessados nos momentos sociais e religiosos dos séculos XVI e XVII têm ao alcance das mãos a riqueza documental desses períodos. É possível encontrar textos clássicos, escritos pastorais, documentos papais, decretos sinodais, manuais de confessores, comentários bíblicos, tratados teológicos, obras litúrgicas, manuais inquisitoriais, vidas de santos e obras de devoção.

Periódicos

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

(com informações do Portal de Periódicos)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário